Conheça os painelistas e ministrantes dos workshops do 5º Ideação

Evento de empreendedorismo e inovação será transmitido no canal do YouTube da PUCRS, entre os dias 11 e 13 de maio

06/05/2021 - 16h06

5º Ideação acontece de 11 a 13 de maioEntre os dias 11 e 13 de maio, acontece o 5º Ideação: empreendedor camaleão, se adaptando a um mundo complexoencontro de empreendedorismo e inovação promovido pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear). O evento, que é gratuito e aberto ao público, terá transmissão online pelo canal do Youtube da universidade e reunirá importantes nomes da área para ministrar os painéis e workshops. 

Conheça um pouco sobre a trajetória profissional de cada um e como seus conhecimentos e experiências podem ajudar você a tirar projetos do papel com estratégia, consciência e visão de futuro.  

Workshop Empreendedorismo e mídias sociais: Brand personas e estratégias para impulsionar negócios, com Ana Cecília Bisso Nunes 

Ana Cecília Bisso Nunes

Professora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e coordenadora acadêmica do Idear, Ana Cecília Bisso Nunes reúne mais de dez anos de experiência em empreendedorismo e inovação, mídias digitais em ambientes acadêmicos e comerciais, e gestão de equipes. Enquanto pesquisadora, um dos seus trabalhos mais recentes é o doutorado na área de Inovação em Jornalismo.  

Neste workshop, Ana Cecília irá ajudar os participantes a compreenderem seus públicos-alvo, a criarem suas brand personas (personas da marca) e a desenvolverem estratégias para impulsionar seus negócios nas mídias sociais. 

Quando: 11/05, das 10h às 12h30. As vagas para essa atividade já estão esgotadas.

Painel A importância de ser humano: vida empreendedora digital consciente e planejamento sem pressão, com Luiza Voll e Mariana Bandarra 

Luiza Voll

Publicitária, designer de interação e sócia da Contente, Luiza Voll atuou em agências e consultorias de design e arquitetura de interação em Belo Horizonte, São Paulo e Barcelona. Durante sua trajetória, atendeu clientes como Google, Natura, Unilever, Red Bull, HP, Pepsi, entre outros. Suas formações incluem especializações em Liderança para a Transição, da Schumacher College; Design para Sustentabilidade, da Gaia Education; Comunicação Não Violenta, do Instituto Tiê; e Transition Towns, do Transition Network.   

Mariana Bandarra

Mariana Bandarra é artista, estrategista e escritora. Em parceria com a jornalista e pesquisadora Barbara Nickel, Mariana criou o podcast Talvez seja isso e a metodologia Planejamento Selvagem. Seu trabalho orbita os temas do feminino, da cura e do poder e é igualmente influenciado pela sabedoria dos povos ancestrais e pelas tradições contemporâneas de crítica cultural. 

O objetivo deste painel é ajudar os participantes a identificarem formas de conectar seu propósito pessoal ao desenvolvimento de uma vida empreendedora que aproveita a trajetória e o processo, não apenas a linha de chegada.  

Quando: 11/05, das 19h30 às 20h30 

Workshop Autoconhecimento: destravando meu propósito na carreira empreendedora, com Gabriela Kurtz 

Gabriela Kurtz

Professora integrante da equipe do Idear e da Escola de Comunicação Artes e Design – Famecos, Gabriela Kurtz possui experiência na área de marketing digital, mídia expandida, mídias digitais e empreendedorismo, e leciona em diferentes áreas fazendo uso de uma perspectiva interdisciplinar. 

Nesta oficina, Gabriela apresenta caminhos para que os participantes reconheçam em quais áreas são excelentes e quais dificuldades fazem parte de suas rotinas. 

Quando: 12/05, das 14h às 16h30. As vagas para essa atividade já estão esgotadas.

Painel Como começar o seu negócio do zero utilizando mídias sociais, com a painelista Paola Parmigiani e o mediador Vicente Zanella 

Paola Parmigiani

Empresária, estudante de nutrição, Paola Parmigiani desenvolveu o primeiro leite condensado vegano sem açúcar do mercado, fundando a Cocodensado, sua primeira empresa. Dois anos depois, criou sua segunda empresa, a Juro de Dedinho, um delivery de doces saudáveis. Então, no ano passado, criou o curso Empawer, para ensinar outras mulheres a empreenderem assim como ela. 

Vicente Zanella

Vicente Zanella é professor de disciplinas de marketing e publicidade no Idear. Possui mais de dez anos de experiência nas áreas de marketing e ideação de eventos, dentre eles o Torneio Empreendedor. 

O painel tem o objetivo de apontar estratégias para quem tem interesse em iniciar um negócio do zero utilizando mídias sociais. 

Quando: 12/05, das 18h15 às 19h 

Painel A necessidade como combustível para empreender: da Favela a capa da Forbes, com Karine dos Santos Oliveira  

Karine dos Santos Oliveira

Apaixonada por empreendedorismo e comunidades periféricas, Karine dos Santos Oliveira é fundadora da Wakanda Educação Empreendedora. A empresa atua na tradução de conteúdos do empreendedorismo tradicional por meio de uma linguagem informal e regional. Com esse movimento, estimula a emancipação de empresários negros e fortalece negócios periféricos. Entre as conquistas mais recentes de Karine, estão a palestra TEDx, com o tema A necessidade como combustível para empreender, a participação na 5º Temporada do programa Shark Tank Brasil, além da capa da Forbes Under 30 de 2020. 

O objetivo deste painel é mostrar a força de quem empreende em condições adversas e, com muita criatividade e resiliência, consegue fazer a diferença na sua comunidade e no mundo. 

Quando: 12/05, das 19h30 às 20h30 

Workshop Changemakers: os desafios da Educação Empreendedora em um mundo complexo, com Geraldo Campos 

Geraldo Campos

Geraldo Campos é professor e pesquisador de inovação e empreendedorismo, e CEO do Studio Sapienza. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e mestre em Administração (UNISUL), tem formação em Educação Empreendedora pela Babson College e em Empreendedorismo de Impacto pela Ashoka U Exchang. Foi vencedor do Prêmio de Educação Empreendedora da Endeavor/Sebrae e Top 10 Mentores do Brasil pela ABStartups. 

 Quando: 13/05, das 13h às 15h  

*Aberto apenas para professores da PUCRS e de outras universidades 

Painel Educação Empreendedora: os desafios e oportunidades do empreendedorismo no ensino superior, com os painelistas Joaquim José Jacinto Escola e Jacinto Jardim e a mediadora Naira Libermann 

Joaquim Escola

Professor e pesquisador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, Joaquim Escola é licenciado em Filosofia e mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Coimbra, e doutor em Educação pela UTAD. Durante sua trajetória, atuou em diversos cargos de gestão acadêmica, publicou oito livros em editoras nacionais e internacionais, mais de uma centena de capítulos de livros, 40 artigos em revistas indexadas e mais de 70 artigos em anais de reuniões científicas. Atualmente, desenvolve a sua pesquisa nas áreas da ética informática, filosofia da Educação e Filosofia da Tecnologia e da Comunicação Educativa.  

Jacinto Jardim

Jacinto Jardim é pesquisador integrado e diretor do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania Global (GabEEC), na Universidade Aberta, em Lisboa. Possui estudos na área de Ciências Sociais e especialidade de Estudos Globais, além de pós-doutorado em Educação para o Empreendedorismo, e doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade de Aveiro. Desde 1998, tem se dedicado à docência universitária, à formação de professores, à investigação científica e ao desenho, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento. É autor de 18 livros e de 68 capítulos de livros, e publicou 15 artigos em revistas indexadas. 

Naira Libermann

Coordenadora do Idear, Naira Libermann é professora da Escola de Negócios da PUCRS. Possui experiência na área de gestão e negócios, e trabalhou por mais de dez anos como diretora técnica do Sebrae do Rio Grande do Sul. Além da experiência de mercado, possui graduação nas áreas de pedagogia e administração, assuntos que se complementam em sua tese de doutorado sobre a educação para o Empreendedorismo Transdisciplinar. 

Neste painel, os especialistas apresentarão formas de transformar ideias e projetos em ações, compartilhando suas experiências nesta área por meio de programas de intervenção, avaliação de impacto, soft skills, entre outras possibilidades. 

Quando: 13/05, das 17h às 18h 

Serviço: 

O quê: 5º Ideação: empreendedor camaleão, se adaptando a um mundo complexo 

Quando11, 12 e 13 de maio 

OndeCanal do YouTube da PUCRS 

Quem pode participar: evento aberto ao público e gratuito 

Inscrições: Site oficial do evento. 

Atenção: para recebimento de horas complementares, inscreva-se até o dia 11 de maio.


Leia Mais Veja todas