Conheça os destaques da 9ª edição do Startup Garage

Em 2020/2, o Programa de Modelagem de Negócios do Tecnopuc contou com mais de 120 participantes de nove estados do país

14/12/2020 - 10h58

Evento de encerramento da 9ª edição / Foto: Reprodução Zoom

A 9ª edição do Startup Garage, o Programa de Modelagem de Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), foi encerrada na última quinta-feira, com o anúncio dos destaques (1º, 2º e 3º lugares do Programa) e do projeto que recebeu o prêmio AGES. O Garage, que tem o objetivo de transformar ideias em negócios, contou com mais de 40 equipes participantes. Dentre estas, 19 foram selecionadas para a apresentação na Pitch Session, evento que marcou o encerramento da 9ª edição.

Destaques do Garage 2020/2

O 1º lugar ficou com a equipe Arcana Labs, formada por Bruna Cristine Fernandes Cassunde (aluna do MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde da PUCRS), Magali Thiyomi Uono, Newton Fukumasu e Sibylle Sophie Hacker. O projeto consiste no desenvolvimento de um produto que auxilie na produção de carne de frango de forma saudável e livre de antibióticos (AGPs), utilizando como alternativa os probióticos. Para Magali, o Garage foi  importante no amadurecimento da visão empreendedora do time: “todas as palestras e treinamentos de valor nos trouxeram a visão que faltava. Creio que crescemos neste sentido”, considera. Sobre terem alcançado o 1º lugar entre mais de 40 equipes, ela comenta: “foi uma surpresa muito gratificante. Isso nos traz uma confiança maior de que temos condições de seguir avante não somente com o projeto, mas sim como empresa emergente. Ainda temos muito a aprender, e vejo que o caminho se abriu para o nosso grupo”, avalia.

A equipe da Your Skin Assistent IA, formada por Conrado Maia Heckler e Julia Maia Heckler (aluna do MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 da PUCRS), ficou com o segundo lugar entre os destaques. A ideia de negócio da dupla é desenvolver uma solução que identifique o tipo de pele do usuário, a partir de imagens, e consiga identificar e sugerir quais são os produtos de cuidados com a pele mais recomendados para aquela pessoa, de maneira personalizada. Para Julia, a experiência no Garage foi muito boa: “a trilha foi muito bem planejada e organizada, todas as etapas foram passadas para a gente de forma muito clara, para que no final nós pudéssemos ter um background de informações para conseguir modelar o negócio e construir o pitch no final. Foram várias peneiras, e no fim conseguimos ser um dos destaques”. Julia ainda salienta a importância do ecossistema para o início da sua trajetória empreendedora: “tudo isso confirma o que a gente ouve sobre a liderança do Tecnopuc na atuação nos ecossistemas de inovação”, completa.

O terceiro lugar entre os destaques foi da equipe da Bendita, formada por Maria Eduarda Casanova Nascimento (graduanda em Ciência da Computação pela Escola Politécnica da PUCRS), Milena Pauli Gomes e Pedro Enrique Sobrosa Lopes. O projeto, de cunho socioambiental, visa auxiliar no combate ao desperdício de alimentos. A proposta é desenvolver um aplicativo que conecte estabelecimentos que descartariam alimentos, por conta da expiração da validade próxima ou do excesso, a compradores que desejam adquiri-los por um preço mais baixo. Para a equipe da Bendita, ser destaque no Garage foi um reconhecimento muito especial, pois significa que todo o trabalho duro e esforço valeram a pena, além de abrir novas portas para crescer e impactar mais pessoas. O grupo ainda comenta que conseguiu uma melhor visão de negócios, principalmente porque a partir das atividades do Garage foi montado um Business Canvas completo, o que foi muito importante para entender todos os pontos necessários para uma startup começar com o pé direito.

Prêmio AGES

A equipe que garantiu o prêmio da Agência Experimental de Engenharia de Software da PUCRS foi a ADapp, formada por Arthur Kretschmar, Bruno Gonçalves e Lucas Bersch (alunos do curso de Ciências Aeronáuticas da Escola Politécnica da PUCRS). O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo que auxilie os frequentadores de aeroportos na hora de se deslocar dentro desses locais e forneça informações sobre o voo, visando diminuir atrasos, imprevistos e perdas de voo. Para eles, participar do Garage contribuiu para o crescimento de toda a equipe. “O Garage não só impulsionou nossa ideia como também fez com que o time evoluísse, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, foi uma experiência incrível”. A equipe ainda contou a reação de cada um com a conquista do prêmio: “Nós ficamos muito felizes com o resultado, bastante surpreendidos, principalmente pelo fato de termos saído de uma posição de pouco conhecimento empreendedor e, através da trilha construída no Garage, chegarmos ao prêmio AGES”, comentam.

Desenvolvimento da 9ª edição do Programa

Leandro Pompermaier, líder do Tecnopuc Startups, considera que o diferencial na 9ª edição do Programa foi abrangência nacional, mostrando a força do ecossistema do Sul, e a qualidade dos projetos desenvolvidos, que demonstram como é possível aplicar o conhecimento gerado dentro da Universidade no mercado: “tivemos desde hardscience, passando por vários projetos que têm na sua origem a questão do impacto social e ambiental, até projetos que trabalham questões relacionadas a automação. Então, vimos uma diversidade de negócios, de locais e de empreendedores/as – alunos de ensino técnico, de graduação, de MBAs, de mestrado e de doutorado”, afirma. Pompermaier também enfatiza a força da Universidade na questão do empreendedorismo, levando grandes projetos e grandes empreendedores/as para a sociedade: “sobre os participantes desta edição, eu acredito que o futuro deles não é apenas um negócio de sucesso, mas serem pessoas de sucesso, que vão empreender criando negócios e também dentro das empresas onde vão trabalhar, por conta dessa mudança de cultura, mudança de pensamento que construíram e vivenciaram dentro do Garage”, enfatiza.

Para Jéssica Rodrigues, Analista de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc e membro da comissão organizadora do Startup Garage 2020/2, fazer a edição virtual do Garage trouxe muitos benefícios. “O online nos trouxe a oportunidade de interagir com estudantes de outros estados do Brasil e também trazer palestrantes de todo o país e de outros ecossistemas. Conseguimos disseminar o conhecimento, a troca de experiências e as conexões para auxiliar no desenvolvimento dos projetos ao longo do programa”, comenta.

Daniela Carrion, que também fez parte da comissão organizadora do Garage e é Analista de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc, conta que o maior desafio no desenvolvimento desta edição foi “manter os empreendedores engajados ao longo de todo processo de modelagem do negócio em um programa online”. Para isso, a equipe criou uma comunidade virtual que “além de fomentar trocas e conexões entre todos, criou um senso de pertencimento ao ecossistema”, afirma. E completa: “a ideia mais acertada foi construir uma equipe de trabalho multidisciplinar para estruturar o Programa. O Garage 2020/2 foi um mix das diferentes skills das equipes do Tecnopuc, e o seu sucesso é a confirmação de que a colaboração é uma estratégia muito próspera”, finaliza.


Leia Mais Veja todas