Conheça as várias possibilidades de ingresso na graduação

Vestibular, ingresso de diplomado, transferência e seleção contínua são as opções

29/11/2019 - 13h58

Quer estudar em uma das mais tradicionais universidades do país, com um Campus completo composto por hospital, parque tecnológico, parque esportivo, Museu de Ciências e Tecnologia e Instituto do Cérebro?  Ainda dá tempo de fazer a inscrição nas dezenas de opções de cursos de graduação da PUCRS. Seja para quem vai entrar no ensino superior pela primeira vez, para quem já concluiu um curso e quer retomar os estudos ou, ainda, para quem já está matriculado em outra instituição de ensino, existem diversas possibilidades para ingressar na PUCRS já no primeiro semestre de 2020. Veja as opções:

Inscrições abertas para os cursos de graduação na PUCRS

Vestibular Complementar

No dia 5 de dezembro haverá uma nova prova de Vestibular Complementar. As inscrições podem ser realizadas neste link ou na Central de Atendimento ao Aluno, no Living 360° (prédio 15 do Campus). Mais informações no site.

Transferências

Quem quer estudar na PUCRS, mas é aluno de outras instituições de ensino superior, pode solicitar a transferência. Não é necessário fazer vestibular, basta conferir os documentos solicitados no edital.

Ingresso de diplomado

Outra oportunidade de ser aluno da melhor universidade privada do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha 2019 (RUF) é pelo ingresso de diplomado. Essa é a chance de quem já é formado continuar aprendendo em algum dos cursos da PUCRS, exceto Medicina, com toda a estrutura necessária. Nesse caso, Alumni PUCRS têm 25% de desconto nas mensalidades. Além de receber isenção da matrícula, quem ingressar na Universidade no próximo semestre por transferência ou como diplomado poderá fazer um curso de extensão gratuitamente e também receberá assessoramento de carreira, por meio do PUCRS Carreiras.

Seleção contínua

Nesta modalidade é possível fazer inscrição apresentando o desempenho nos vestibulares anteriores da PUCRS ou apenas com a nota do Enem. Neste caso, o candidato concorre às vagas remanescentes do vestibular. Mais informações neste link.

Vem pra PUCRS

No dia 12 de dezembro, das 18h às 20h30min, a Universidade promove o Vem pra PUCRS. Será um momento especial para conhecer melhor o Campus e tirar todas as dúvidas, como: as razões para escolher a PUCRS; as informações e currículos dos cursos; as formas de ingresso (vestibular, transferências, ingresso diplomado e ENEM) e as informações financeiras. O encontro acontece no Living 360° (prédio 15). As inscrições podem ser realizadas neste link.

Conheça as possibilidades de Crédito Educativo:

Crédito Universitário Banrisul
O convênio firmado com o Banrisul permite que o estudante financie a matrícula e as mensalidades, com taxa de juros subsidiada pela Universidade de 0,60% ao mês. A modalidade é válida para os alunos de todos os cursos de graduação, exceto para o curso de Medicina, o qual não é subsidiado, (onde a taxa é fixada em 1,25% a.m.).

Vantagens e Benefícios:

• Possibilidade de financiar a matrícula e 100% da semestralidade dos cursos;
  • Pagamento de cada semestre parcelado em até 12 meses;
  • Parcelas não se acumulam, mesmo com a recontratação de outro semestre;
  • Praticidade de pagamento, débito das parcelas em conta corrente.

Programa de Crédito Educativo PUCRS (Proed)

O Programa de Crédito Educativo PUCRS – Proed destina-se ao estudante da Universidade, e que, dentro das disponibilidades financeiras semestralmente estabelecidas, preenchidas todas as condições para usufruir do benefício, for classificado conforme as condições estabelecidas no regulamento do Programa Proed. Consulte detalhes neste link.

Estudantes da Rede Marista
Quem cursa ou cursou todo o Ensino Médio em Colégios da Rede Marista, conta com um crédito educativo exclusivo para estudar na PUCRS. O Crédito Educativo Marista possibilita que o estudante faça a graduação pagando 40% da mensalidade e o restante parcelado em até uma vez e meia do tempo de utilização.

Como funciona?
Exemplo: em um curso de 4 anos, o estudante pagará 40% ao longo da graduação e os 60% poderão ser pagos em até 6 anos após a formatura, em parcelas fixas, reajustadas conforme o valor atualizado das mensalidades da graduação.

Informações adicionais e os regulamentos dos programas estão disponíveis no site http://www.pucrs.br/ingresso/incentivo-a-educacao/.