Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Conheça as frentes de atuação da PUCRS relacionadas ao novo coronavírus

Iniciativas têm mobilizado profissionais de diversas áreas na busca de soluções e apoio à comunidade em geral

30/03/2020 - 13h37

Devido ao contexto de inúmeros desafios impostos em função da pandemia do novo coronavírus, a PUCRS vem desenvolvendo uma série de ações, dentro de cinco grandes frentes de trabalho. As iniciativas atendem tanto a comunidade universitária, quanto a população gaúcha e brasileira. 

Segundo o reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, a PUCRS, além de estar fazendo um esforço importante para manter as atividades acadêmicas, está mobilizada nessa série de iniciativas que buscam contribuir não só com a prevenção e contenção do coronavírus, mas também com soluções que apoiem os profissionais de saúde e promovam o bem-estar social e a saúde emocional das pessoas. “São dezenas de pesquisadores, docentes, profissionais de diversas áreas, correndo contra o tempo com ações, desde apoio psicoemocional para profissionais da saúde, até momentos culturais e de meditação online disponíveis para toda a sociedade”, destaca.  

Confira as cinco frentes de trabalho e as iniciativas em cada uma delas:  

Pesquisa 

  • OInstituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) vem reunindo profissionais, professores e pesquisadores da Universidade e do Hospital São Lucas na criação de grupos para combater, prevenir e contingenciar a pandemia de Covid-19. O objetivo é promover um apurado posicionamento técnicocientífico para o Rio Grande do Sul, frente a todas as incertezas relacionadas ao comportamento da doença, causada pelo coronavírus, da infecção ao tratamento. Saiba mais. 
  • A Universidade também integra o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia Covid-19, formado pelo governo do Estado do RS. Fazem parte do grupo: Ely José de Mattos, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Escola de Negócios, Fabiano Ramos, chefe do serviço de Infectologia do Hospital São Lucas, Jorge Luis Nicolas AudySuperintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS.

Educação e Carreira  

  •  Por meio do PUCRS Online, a Universidade oferece três cursos gratuitos para toda a população: Produtividade, Gestão do Tempo e Propósito; Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo; e Como Alcançar Objetivos Profissionais e Metas Financeiras. Com professores renomados nessas áreas de atuação. As aulas podem ser assistidas no aqui.  
     
  • Já para quem busca suporte no preparo para o mercado de trabalho, o PUCRS Carreiras desenvolveu conteúdos com dicas de como aproveitar a quarentena para refletir sobre a carreira nesse período com perspectiva no retorno das atividades. Oficinas sobre o assunto também serão realizadas. Confira como se inscrever aqui.  

Cultura

  • Mantendo o compromisso de fomento à arte e cultura, oInstituto de Cultura da PUCRS desenvolveu a ação No Meu Canto, dando espaço a diversos artistas gaúchos em apresentações musicais ao vivo pelo Instagram. A iniciativa acontece sempre nas noites de quinta-feira. Saiba mais.

Saúde e Bem-estar  

  • Com o objetivo de auxiliar os profissionais que atuam na área da saúde, que estão sendo diretamente impactados pela pandemia do novo coronavírus, o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) lançou o projeto Conta comigo, estamos juntos. A iniciativa, desenvolvida por meio do Serviço de Psiquiatria, proporciona acolhida e suporte psicoemocional, por meio de atendimentos psicológicos gratuitos a profissionais de todas as áreas do HSL, para que possam suportar o desgaste mental e emocional que o cenário exige. Saiba mais.
  • No Instagram e no Facebook da PUCRS estão sendo transmitidos exercícios de meditação. A iniciativa do Centro de Pastoral e Solidariedade estimula a concentração e o autoconhecimento e busca contribuir com a saúde emocional em tempos de distanciamento social.
     
  • Já para quem busca manter exercícios físicos mesmo estando em casa, os professores do Parque Esportivo da PUCRS estão dando dicas de exercícios e sugerindo opções de treinos para serem feitos em casa através do aplicativo mywellness, disponível gratuitamente na Google Play e App Store. A iniciativa é realizada em parceria com a Technogym.

Inovação   

WhatsApp-Image-2020-03-24-at-16.09.03-1024x741

O Tecnopuc Fablab tem capacidade para produzir aproximadamente 800 máscaras por semana. Foto: Acervo Tecnopuc

Tecnopuc Fablab, laboratório do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), começou a doação de aproximadamente mil máscaras de proteção para 11 instituições de saúde. Além das máscaras, estão em teste e análise a produção de componentes de respiradores. Confira

  • Para apoiar empreendedores em geral, o Startup Garagem, programa de seleção de novos empreendedores, terá lives semanais pelo Instagram, com conteúdos para transformar ideias em negócios. As transmissões acontecem nas quintas-feiras, à tarde. Saiba mais. 

Está desenvolvendo outras iniciativas que estão sendo realizadas dentro da Universidade? Envie um e-mail para [email protected] contando para nós!