Confira o novo site do Delfos, Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS

No acervo é possível encontrar documentos referentes às áreas de Letras, Artes, Jornalismo, Cinema, História e Arquitetura

07/12/2020 - 10h16
Confira o novo site do Delfos, Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS

Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS / Foto: Camila Cunha

O novo site do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural está no ar.  Inaugurado em 4 de dezembro de 2008, o acervo da PUCRS recebeu o nome Delfos, em referência ao Oráculo de Delfos da Grécia antiga, exatamente por abrigar diversos tesouros. Entre seus itens, é possível encontrar documentos referentes às áreas de Letras, Artes, Jornalismo, Cinema, História e Arquitetura. 

O Espaço abriga raridades, como originais de livros, correspondências de autores escritas de próprio punho, fotografias, documentos pessoais, como óculos e vestimentas, livros com anotações particulares, plantas de arquitetura, jornais antigos, documentos a respeito da imigração alemã no Rio Grande do Sul, quadros, entre outros. E a atualização do site facilita o acesso a esse conteúdo. 

Mais do que um acervo 

O Delfos tem como objetivo a promoção da cultura e a preservação da memória no que diz respeito aos documentos doados e é composto por documentos ligados à cultura gaúcha ou a escritores e escritoras, entidades ou autoridades representativas para o Estado do Rio Grande do Sul. 

Além de preservar, acondicionar e disponibilizar os materiais para pesquisaodres e pesquisadoras, frequentemente o espaço do Instituto de Cultura/Delfos acolhe lançamentos de livros, cursos, debates, sessões de autógrafos, entre outras atividades relacionadas à cultura. A divulgação de tais eventos ocorre pelos canais da PUCRS Cultura. 


Leia Mais Veja todas