Conferência da Fundação Humboldt discute neurociências e ciências humanas

Encontro sediado na PUCRS se encerra nesta sexta-feira, dia 17

16/05/2019 - 12h01
Hanz Pappe, Humboldt-Kolleg

Abertura do evento, com reitores, pró-reitores e convidados internacionais / Foto: Camila Cunha

Iniciou nesta quarta-feira, dia 15 de maio, o Humboldt-Kolleg, conferência regional e interdisciplinar organizada pela Fundação Alexander von Humboldt, da Alemanha. No evento de três dias realizado no auditório do Living 360º (prédio 15 do Campus), o tema escolhido foi Neurociências e ciências humanas: É possível um aprendizado mútuo? O encontro, com duração até sexta-feira, 17, reúne bolsistas e ex-bolsistas brasileiros da Fundação, pesquisadores e representantes de importantes instituições com objetivo estreitar redes de cooperação interdisciplinares e criar novas formas de aproximação científicas.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Fundação Alexander von Humboldt, Hans-Christian Pape, do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Borges Teixeira, do vice-reitor Jaderson Costa da Costa, do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann, do pró-reitor de Planejamento e Administração da Ulbra, José Paulinho Brand, do cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt, e do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi. O evento foi organizado em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA).

Na ocasião, o reitor da PUCRS destacou o momento atual que a Universidade vive com a necessidade de novas interfaces com a sociedade. Teixeira ressaltou também a importância da temática escolhida para o evento, conectando áreas diversas e propondo discussões interdisciplinares importantes para o futuro.

Emoções e neurociência

Hanz Pappe, Humboldt-Kolleg

Presidente da Fundação Alexander von Humboldt, Hans-Christian Pape / Foto: Camila Cunha

Professor da Universidade de Münster, Hans-Christian Pape proferiu a conferência de abertura intitulada Rhythms of Fear in the Brain. Mechanisms and Impact of an Emotion (Ritmos de Medo no Cérebro. Mecanismos e Impacto de uma Emoção). Pape é um dos principais especialistas nos fundamentos neurofisiológicos do comportamento emocional. Ele ganhou uma reputação especial por sua pesquisa sobre transtornos relacionados à ansiedade, medo e memória do medo, bem como os processos que regulam o sono e a vigília. Na apresentação na PUCRS, o pesquisador abordou a organização da montagem neuronal para processamento cognitivo complexo e armazenamento de memória e suas relações com a formação de memória de medo.

Visita ao InsCer

No período da tarde, Pape visitou o Instituto do Cérebro do RS (InsCer). Recebido pelo diretor e vice-reitor da PUCRS, Jaderson Costa da Costa, e pela vice-diretora Magda Lahorgue Nunes, o presidente da Fundação Humboldt conheceu a infraestrutura do InsCer e conversou com os pesquisadores associados ao Instituto. No encontro, cada um deles expôs suas linhas de pesquisa, que abrangem todas as faixas etárias, desde o neurodesenvolvimento infantil até o do idoso, passando por esclerose múltipla, epilepsia, células-tronco, sono, violência em adolescentes, memória e depressão.

Pape também ficou a par das obras de ampliação que estavam previstas no projeto original do InsCer, que deve triplicar o tamanho da atual estrutura, com a colocação de sete laboratórios altamente equipados e nove espaços de ambulatório de pesquisa, além da aquisição de outro equipamento de ressonância magnética e de tomografia computadorizada.

Por último, o visitante conheceu o Centro de Produção de Radiofármacos, onde são produzidos radiofármacos injetados em pacientes oncológicos para a melhor aquisição dos exames de imagem, o Centro de Pesquisa Pré-Clínica, onde ocorrem as pesquisas experimentais no equipamento específico para animais, o microPET/CT, além de visitar os laboratórios de neurociência que estão localizados dentro do Hospital São Lucas da PUCRS.

Como o cérebro se reorganiza?

Na quinta-feira, dia 16, o vice-reitor da PUCRS e diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa, apresentou a conferência intitulada The Brain that Reorganize itself. Costa expôs evidências empíricas sobre a capacidade do cérebro em mobilizar células e fatores de proteção para curar e/ou minimizar as lesões cerebrais. O palestrante sugeriu reflexão envolvendo os neurocientistas e filósofos sobre o impacto do processo de reorganização do cérebro no nosso “self”.

Sobre Fundação Alexander von Humboldt

A Fundação Alexander von Humboldt tem como objetivo promover a cooperação científica entre pesquisadores de excelência da Alemanha e de outros países. Atualmente, ela concede mais de 700 bolsas e prêmios para que os estudiosos ao redor do mundo possam realizar projetos de pesquisa que mais os interessem. No Brasil, a fundação já fomentou mais de 350 projetos e atua em parceria com a Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Confira a galeria completa da visita:


Leia Mais Veja todas