Concreto é produzido com lodo de estação de tratamento de água

Alunos e professores testam alternativa sustentável para reduzir uso de areia de rio na construção civil

12/09/2017 - 08h06
Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Engenharia Civil, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais, estação de tratamento de água, concreto, argamassa,lodo,areia

Foto: Bruno Todeschini/Ascom

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Engenharia Civil, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais, realiza pesquisa com resíduos gerados no processo de tratamento de água potável. O lodo de estação de tratamento de água (ETA) pode ser empregado em concretos e argamassas. O material, coletado na Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), é queimado em temperatura elevada em laboratório e fica como uma espécie de areia.

Atualmente, o grupo utiliza teor de 2,5%, 5%, 7,5% e 10% de ETA em substituição à areia no molde de concretos e argamassas para realização de ensaios. A proposta é reduzir o uso do agregado miúdo natural na construção civil, já que a areia está entre as substâncias minerais mais consumidas no mundo e vem sendo extraída em velocidade superior à capacidade de renovação. Leia a reportagem completa na Revista PUCRS nº 184.