Como realizar o sonho de cursar o ensino superior com o crédito educativo da PUCRS

Principal benefício financeiro oferecido pela Universidade, o Proed permite pagar metade do valor do curso após a formação

07/06/2021 - 11h39
Como realizei o sonho de cursar o ensino superior com o crédito educativo da PUCRS - Principal benefício financeiro oferecido pela Universidade, o Proed permite pagar metade do valor do curso após a formação.

Elisa Ribeiro se formou em História pela PUCRS com o Proed / Foto: Josiane Cruz

Ingressar no ensino superior é uma das primeiras etapas na construção de uma carreira com direcionamento e propósito. Para se planejar financeiramente antes de começar esta jornada é importante avaliar todas as possibilidades disponíveis. Como forma de tornar esse sonho mais acessível para muitos alunos e alunas, a PUCRS oferece diferentes opções de bolsas e créditos educativos. O principal deles, o Proed, permite pagar metade do valor do curso durante a formação e o restante após, pelo mesmo tempo da duração regular da graduação. 

Conheça as histórias de Elisa Ribeiro, que se formou em História (licenciatura) em 2020 e atualmente é mestranda na mesma área pela PUCRS; e Aline Sartori, estudante do 11º semestre de Medicina. Ambas foram contempladas pelo Proed e contam como funciona o processo de inscrição e seleção para quem tem interesse no benefício. Confira o edital do Proed para o próximo semestre e como ingressar na PUCRS pelo Vestibular, que o último dia para se inscrever é 31 de outubro, ou solicite Transferência e Ingresso de Diplomado. 

De olho no período de inscrições e no listão 

Elisa e Aline relembram que ficaram sabendo das diferentes opções de incentivo financeiro oferecidos pela PUCRS no momento da matrícula, após verem que haviam sido aprovadas no Vestibular. O guia para entender qual crédito educativo se encaixa melhor para cada estudante está disponível no site do Estude da PUCRS, mas é possível pedir ajuda à Universidade em qualquer momento.  

Aline Sartori durante as atividades práticas do curso de Medicina. Ela também recebeu a vacina contra a Covid-19. / Foto: Arquivo pessoal

Foi o caso de Elisa, que contatou a Central de Atendimento ao Aluno (CRA) para solicitar mais informações. Mesmo a dias do prazo de inscrição, a equipe se disponibilizou a me auxiliar em todo o processo, até para procurar os documentos necessários quando eu não sabia onde buscá-los”, comenta. 

Cabe no seu bolso e no seu futuro 

Para Aline, o fator decisivo no momento de escolher o Proed foi saber que após a formatura ela poderá terminar de pagar o valor com mais flexibilidade, em mais cinco anos, no caso de Medicina. “Como provavelmente já estarei trabalhando, com a experiência adquirida durante os estágios obrigatórios, terei condições de saldar o financiamento”, avalia. 

Elisa também se atraiu pela possibilidade de diluir o valor da graduação em mais tempo:Assim a mensalidade ficou compatível com meu salário do estágio e isso me deu a oportunidade de entrar na minha primeira opção de universidade, o que na verdade foi o maior benefício. 

Ela destaca que esse foi um primeiro passo, que mesmo simples à primeira vista, refletiu em toda a sua trajetória acadêmica: Sem o programa e o apoio da equipe financeira durante o processo, nada disso seria possível e talvez eu não estivesse na pós-graduação hoje”. 

Fazendo um planejamento financeiro

As alunas destacam que as orientações do setor financeiro da Universidade foram importantes para manter a organização e listam os dois principais pontos: Vestibular 2023

  • Separar a documentação: é possível saber quais são os documentos necessários com antecedência, principalmente para as assinaturas semestrais. Deixá-los em ordem é uma forma de evitar ter que encontrar algo na última hora. 
  • Considerar o valor do financiamento: incluir preço da mensalidade nos gastos fixos do mês para evitar “surpresas” no orçamento é uma dica valiosa. Para não se atrapalhar, considere como a sua renda real o salário sem o valor da mensalidade. 

Essas e outras informações podem ser consultadas no edital e também com a CRA. 

Um amanhã cheio de sonhos e possibilidades 

Como realizei o sonho de cursar o ensino superior com o crédito educativo da PUCRS - Principal benefício financeiro oferecido pela Universidade, o Proed permite pagar metade do valor do curso após a formação.

Elisa Ribeiro na prova de toga para a formatura / Foto: Josiane Cruz

Conquistar o diploma abre muitas portas e aproxima estudantes de seus sonhos profissionais e pessoais. Segundo Elisa, “minha maior expectativa era entrar em sala de aula, principalmente após realizar as disciplinas de estágio, lecionar e auxiliar no processo de aprendizagem de alunos e alunas, tornando o estudo da História o mais divertido e dinâmico possível. Hoje, as novas metas da professora são, em suas palavras, realizar uma boa pesquisa no mestrado e orgulhar a sua orientadora. 

Já Aline está aproveitando a fase final da sua formação para aprender ao máximo e realizar um bom trabalho voltado para a carreira de médica. Seu objetivo após concluir a graduação é ingressar na residência e se especializar na área clínica. 

Conheça outras opções de créditos educativos 

Para garantir que os estudos sejam sua única preocupação, além do Proed, a PUCRS oferece diversas opções de créditos educativos e bolsas em todas as áreas do conhecimento. Saiba mais no guia de informações financeiras, de acordo com o seu perfil. 

Entre as outras opções está o Crédito Estudantil Uni, que financia até 100% do valor do curso e é voltado especialmente aos/às estudantes de Psicologia, Odontologia e Medicina. 

INSCREVA-SE PARA o Vestibular E INGRESSE NA PUCRS 2023


Leia Mais Veja todas