Dia do dentista: pesquisador da PUCRS ensina como prevenir cáries a longo prazo

Redução do consumo de açúcar na infância é uma das dicas para prevenir cáries e manter a saúde bucal ao longo da vida

25/10/2022 - 14h47
Como prevenir cáries: Dentista avaliando a boca de uma paciente

Crédito: Bruno Todeschini

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Neste processo, a saúde bucal é fundamental, pois sua precariedade tem impacto não apenas nos dentes, mas também no corpo como um todo. Dados do Instituto do Coração (Incor), apontam que doenças na região podem causar outras condições, como doenças renais, osteoarticulares e respiratórias, além de diabetes, câncer e a ocorrência de desfechos adversos durante a gravidez.

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Dentista, data que marca a criação dos primeiros cursos de Graduação em Odontologia no Brasil. Na PUCRS, os cursos de graduação e Pós-Graduação em Odontologia são pioneiros na formação de profissionais com condições de atuar em qualquer instituição do país e do mundo no seu campo de saber odontológico.

O professor e pesquisador da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Paulo Floriani Kramer desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de enfermidades orofaciais da criança ao idoso, epidemiologia e etiopatogenia das doenças e disfunções do sistema estomatognático, cárie dentária na primeira infância e traumatismo alvéolo-dentário na dentição decídua. De acordo com uma de suas pesquisas, tem sido a dedicação de pesquisadores, dentistas e gestores conseguir traduzir esse conhecimento científico em estratégias eficazes de prevenção e controle populacional e práticas clínicas.

Açúcar na infância e cárie

A cárie dentária é a doença crônica mais comum da humanidade. A cárie não tratada tem um grande impacto na qualidade de vida relacionada à saúde entre crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo. Ela é determinada por fatores biológicos, psicossociais e ambientais, com contribuições comportamentais críticas que se acumulam ao longo da vida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2015), fatores dietéticos, particularmente o consumo de açúcares livres, são proeminentes entre os fatores de risco.

Como prevenir cáries: três dentistas mulheres, uma de jaleco azul e outras duas de jalecos brancos, avaliando a situação de um paciente

Crédito: Bruno Todeschini

Apesar das diretrizes nacionais e internacionais para práticas alimentares saudáveis, o consumo de alimentos e bebidas ricos em açúcar desde o primeiro ano de vida tem sido descrito não apenas no Brasil, mas em diversas populações do mundo. De acordo com o estudo Padrões de consumo de açúcar no início da vida e cárie dentária nos dentes permanentes: um estudo de coorte de nascimentos, com autoria do professor Kramer e outros pesquisadores, existem três fatores de dieta que são associados à cárie dentária nos dentes permanentes: o ganho de peso da mãe durante a gestação, a introdução de alimentos doces na infância e a compra de açúcar durante a infância, até os seis anos de idade.

Como apontado na pesquisa, a infância é um período crítico em que as experiências com vários alimentos e gostos podem influenciar as preferências e comportamentos alimentares futuros. Além disso, dietas compartilhadas entre mãe e filho, que apresentam alimentos cariogênicos e ricos em açúcar, podem explicar a presença de cárie em longo prazo observadas na dentição permanente.

A pesquisa explica que esses dados sugerem que os comportamentos relacionados à dieta no nível familiar e infantil se manifestam desde a gravidez e continuam na infância, com potenciais consequências para a saúde que continuam nos dentes permanentes. Desta forma, esses achados indicam a necessidade de intervenções em vários níveis para interromper esse padrão e preservar a boa saúde bucal ao longo da vida.

Como prevenir a cárie

• Conscientizar família, cuidadores, técnicos em saúde bucal, pediatras, enfermeiras, outros profissionais de saúde e outros grupos interessados no tema;
  • Limitar o consumo de açúcar em alimentos e bebidas e evitar açúcares livres para crianças com menos de 2 anos de idade;
  • Escovar os dentes de todas as crianças duas vezes ao dia com pasta fluoretada (ao menos 1000 ppm) usando uma quantidade adequada de dentifrício;
  • Prover orientações preventivas no primeiro ano de vida por um profissional de saúde ou agente comunitário de saúde (em conjunto com programas já existentes, como as campanhas de vacinação, sempre que possível) e idealmente, referir para um dentista para manutenção e cuidados preventivos.

Odontologia na PUCRS

Na PUCRS, a graduação em Odontologia já formou cerca de 3.800 cirurgiões-dentistas, além de ser o mais bem avaliado entre as instituições privadas no Rio Grande do Sul, segundo o Ministério da Educação (MEC). A Escola de Ciências da Saúde e da Vida proporciona uma formação acadêmica, profissional e humana, com um completo ecossistema de ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo da Universidade, situado em um único campus. Toda essa infraestrutura proporciona aos alunos vivências e oportunidades diferenciadas durante a jornada acadêmica.

O mundo precisa de você em uma das melhores Universidades da América Latina, inscrições abertas para 2023/1, acesse.

Na Pós-Graduação a universidade também é referência na área com o Programa de Pós-Graduação, em Odontologia, que apresenta nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os estudantes de mestrado e doutorado tem acesso ao conhecimento avançado na Odontologia, assim como aprimoram habilidades como redação científica, espírito crítico, conhecimento das políticas de pesquisa, multidisciplinaridade e inserção em Odontologia digital.

Acesse o portal e inscreva-se!