Como manter o corpo em movimento e alcançar a longevidade

Unati promove evento online gratuito e oficina sobre como praticar atividades físicas sem precisar sair de casa

20/05/2021 - 15h59
unati, universidade da terceira idade, 1 ano, pucrs 360, prédio 40, oficina, dança

Atividade de dança promovida pela Unati, em 2019, para manter o corpo em movimento / Foto: Camila Cunha

Breves caminhadas no trajeto entre compromissos, uma pausa para se alongar após algumas horas em frente ao computador, exercícios físicos em lugares especializados e ao ar livre. Essas são apenas algumas das atividades que ficaram menos frequentes ou se tornaram inexistentes em meio à pandemia da Covid-19. Como forma de mostrar alternativas para manter o corpo em movimento e promover um estilo de vida mais saudável com o passar dos anos, a Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) organizou duas atividades online sobre o tema. 

Movimentar-se é redescobrir o próprio corpo 

“Movimento é vida. A vida é um processo. Melhore a qualidade do processo e você melhora a própria vida”, já dizia Moshe Feldenkrais, cientista e mestre de jiu-jitsu e judô que criou o método que leva seu nome. No Método Feldenkrais, o corpo humano é a ferramenta fundamental para a realização de processos evolutivos profundos. 

O tema será foco da Oficina de Movimento Consciente, que acontece de 21 de junho a 26 de julho, no turno da tarde, com a professora convidada Gabriela Guaragna, formada em dança, Arteterapia, Expressões Criativas e no Método Feldenkrais. 

Para participar da oficina é necessário se inscrever pelo site da Unati, e as vagas são limitadas. O investimento é de R$ 199,00 para o público geral e R$ 178,00 para alumni PUCRS ou pessoas com mais de 60 anos. 

Gabriela afirma que, independentemente da idade, o importante é se manter uma pessoa ativa: 

O que precisamos é criar movimentos diferentes dos nossos habituais, para não nos tornarmos rígidos demais em determinadas áreas e sem movimento em outras 

Ao fazer isso, não somente a musculatura é ampliada, mas também a forma de ver a vida e a si mesmo/a. Com o tempo, é comum que alguns hábitos se tornem mais difíceis, podendo causar dores e desconfortos. Movimentar-se com mais consciência pode tornar os exercícios e atividades diárias mais prazerosos e fáceis, explica a professora. 

Leia também: A importância da atividade física para a terceira idade 

Como se exercitar sem sair de casa 

Como manter o corpo em movimento e alcançar a longevidadeNo dia 26 de maio, às 15h, acontece a live Como se exercitar sem sair de casa?, também com Gabriela Guaragna, junto com o professor Rafael Baptista, do Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica da Escola de Medicina da PUCRS e dos cursos de Educação Física e Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. 

O encontro será transmitido pelo canal da PUCRS no YouTube e abordará formas simples de praticar atividades físicas dentro do espaço que você tem em casa. 

Confira algumas orientações preparadas por Rafael: 

  • Otimizando o espaço: para se exercitar em ambientes com pouco espaço ou sem equipamentos, você pode utilizar o próprio peso do seu corpo. Uma forma de fazer isso é com o Yoga, que contempla exercícios do nível básico ao mais avançado. 
  • Vencendo a rotina: fazer exercício em casa não significa que você precisa repetir o mesmo treino todos os dias até cansar ou enjoar. Para isso, é importante procurar a orientação de uma/a profissional de Educação Física, que irá preparar séries diferentes de exercícios, de acordo com o seu objetivo. 
  • O melhor exercício: não existem exercícios proibidos. O melhor exercício é aquele que faz bem para a sua saúde e que te dá prazer. Ao falar com seu instrutor ou instrutora, combine a melhor forma de executar atividades físicas que você gosta e que sejam adequadas para a sua realidade. 

Gostou das dicas? Salve o evento na sua agenda e aprenda ainda mais no dia 26 de maio, às 15h, pelo canal da PUCRS no YouTube. 

Aprenda a se movimentar de forma consciente 

A solidariedade nunca envelhece: saiba como ajudar a comunidade - Professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia arrecada doações beneficentes com a venda de livro

Exercícios com pequenos movimentos podem trazer benefícios para a saúde / Foto: Matthias Zomer/Pexels

A Oficina de Movimento Consciente traz lições de um estudo feito na Austrália, baseado no Método Feldenkrais, que demonstrou melhora no equilíbrio de pessoas idosas. A turma irá aprender a se mover de formas não habituais, com ainda mais atenção. Alunos e alunas serão instigados/as a realizar movimentos pequenos, para que possam perceber todas as partes que estão envolvidas naquela ação. 

Esta atividade se propõe a ajudar o/a aluno/a se mover com mais integridade e dar mais qualidade para movimentos da sua vida diária. “Quando movimentamos nossa cabeça para os lados, por exemplo, movemos nossa coluna inteira, nossos ombros, nosso peito, em maior ou menor grau, desenvolvendo também a capacidade proprioceptiva”, acrescenta Gabriela. 

Leia também: 5 hábitos para alcançar a longevidade com saúde 

Inscreva-se na Oficina de Movimento Consciente


Leia Mais Veja todas