Como fazer uma boa redação no vestibular?

Confira as dicas da professora Ana Márcia Martins da Silva e se prepare para o vestibular da PUCRS

10/11/2021 - 14h00
35 anos da Oficina de Criação Literária: inscreva-se para a turma de 2021

Foto: Pexels

Vestibular da PUCRS para ingresso no primeiro semestre de 2022 acontece nos dias 4 e 5 de dezembro. Para o curso de Medicina, a prova acontece de forma presencial, no dia 4, das 13h às 18h30, com 70 questões objetivas e prova de redação. Para os demais cursos, será realizada uma prova online de redação, marcada para o dia 5, das 15h às 16h. E uma das principais dúvidas entre os candidatos e candidatas é como fazer uma boa redação? Para auxiliar os vestibulandos nessa tarefa, a professora Ana Márcia da Silva, do curso de Letras da Escola de Humanidades da PUCRS, elaborou algumas orientações sobre o Manual do Candidato que auxiliam na escrita de um bom texto.

1 – Preste atenção no tema e produza um texto organizado 

É fundamental que você considere o fato de que o texto é um todo organizado que faz sentido, e não a soma de frases ou de parágrafos isolados. Para entendê-lo, é necessário que se tenha conhecimento de todas as relações estabelecidas dentro dele e da sua conexão com o contexto social e histórico em que foi produzido. Isso significa que o autor precisa determinar com clareza o tema, as informações necessárias para desenvolvê-lo (com sua consequente organização) e um leitor presumido. 

No vestibular da PUCRS você poderá escolher entre dois temas. Lembre-se de prestar muita atenção na delimitação daquele que eleger!  

Se prepare para a prova de redação do vestibular

Foto: Camila Cunha/PUCRS

2 – Fundamente sua argumentação 

Você não pode esquecer que a redação do vestibular solicita um texto dissertativo-argumentativo. Para produzi-lo é necessário realizar uma boa fundamentação dos argumentos. Por isso, fuja das falácias (argumento que parece válido, mas que não se sustenta) e do “achismo” 

Lembre-se de que argumentar é um exercício diário: para viver, argumentamos! Argumentamos desde sempre, porque justificamos nossas escolhas, nossos pedidos, nossos (des)afetos, nossas ideias. Na vida cotidiana, procuramos ser o mais eficientes possível em nossos argumentos para não perdermos oportunidades. 

Para fundamentar seus argumentos na redação, as diferentes áreas do conhecimento podem ser aliadas. Produza textos interdisciplinares, utilize citações, exemplos, comente a cultura popular… Todo o conhecimento de mundo que você tiver, desde que bem relacionado com o tema e com a sua argumentação, pode ser válido.  

3 – Confira o Manual do Candidato 

Manual do Candidato pode ser conferido no site do Estude na PUCRS e nele estão importantes informações sobre a prova. Mais dicas para ter sucesso na escrita de sua redação podem ser encontradas nele. Não deixe de ler o documento, pois, assim, enfrentará a prova com muito mais tranquilidade. 

Gostou das dicas, mas ainda não se inscreveu no vestibular? Ainda há tempo! As inscrições estão abertas até o dia 24 de novembro.  

Inscrições abertas para todos os processos de ingresso em 2022/1


Leia Mais Veja todas