Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Como “achatar a curva” do coronavírus com exercícios em casa

Cartilha aborda práticas de atividades físicas para realizar durante a pandemia

06/05/2020 - 17h37
Como “achatar a curva” do coronavírus com exercícios em casa - Cartilha aborda práticas de atividades físicas para realizar durante a pandemia

Foto: Shutter Stock

Organizado pela força-tarefa PsiCOVIDa, a cartilha Como “achatar a curva” em casa apresenta dicas de exercícios físicos que podem ser feitos durante o distanciamento social causado pela Covid-19prática é importante para prevenir e ajudar no tratamento de doenças crônicas como diabetes, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e infecçõesAlém disso, também ajuda a aumentar a eficácia de vacinas, como a contra a gripe, bastante procurada neste período. 

Mas não é apenas a saúde física que se beneficia desse tipo de atividade. Praticar exercícios ou esportes é importante para mente, no combate ao estresse, e auxiliando no tratamento de transtornos graves, como a esquizofrenia. Da mesma forma, tem a capacidade momentânea de gerar a sensação de bem-estar e de diminuir a tristeza, atuando na regulação emocional (por exemplo, conseguir manter-se calmo em situações difíceis) e na qualidade de sono. 

Isso não significa que quem se exercita regularmente não irá contrair a Covid-19, porém, ser uma pessoa fisicamente ativa pode contribuir no combate a diferentes infecções. 

Diferença de atividade e exercício físico 

A atividade física é todo movimento corporal que produz alguma mudança no seu corpo (por exemplo, aumento do batimento cardíaco), independentemente da intensidade e da duração dessas mudanças. 

O exercício físico é a prática que possui regularidade semanal e é sistematizada. Ou seja, existe uma variação na intensidade do exercício, para que ocorram mudanças a médio e longo prazo no seu condicionamento físico. 

Respeito o seu ritmo 

Cada pessoa reage de forma diferente aos exercícios físicos. Respeite o seu ritmo e acompanhe a sua evolução à medida em que for praticando. Conforme a intensidade, que pode ser leve, moderada ou vigorosa, fique atento aos sinais do seu corpo. Acesse a cartilha para saber como identificar essas mudanças.