Reitor e vice participam do XXI Colóquio Internacional de Gestão Universitária realizado no Equador

O evento, realizado entre 18 e 20 de janeiro, tem como objetivo fortalecer a liderança nas instituições de ensino, incrementar a cooperação internacional e intercâmbios acadêmicos, científicos e culturais

18/01/2023 - 18h21

Na foto, ao lado de Ir. Manuir e de Ir. Evilázio, Artieres Romeiro, professor da UTPL e responsável pela área de educação continuada da universidade, e sua esposa, Ingrid Reis. O casal recebeu os Irmãos no Equador e também está participando do evento.

De 18 a 20 de janeiro, o reitor Ir. Evilázio Teixeira e o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, participam do XXI Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU), realizado na cidade de Loja, no Equador. Nesta edição, a temática do evento será Desafios da Gestão da Educação Superior na América Latina e Caribe pós-pandemia: Inovação, Integração e Interculturalidade. 

As temáticas escolhidas devem-se, principalmente, à análise da realidade regional e do processo de mudanças estruturais contínuas ocorridas na educação superior em todo o mundo, e mais especialmente nas Américas, na última década. No dia 18 de janeiro, além de participar da mesa de abertura do evento, o reitor aborda, como painelista o tema Institucionalização na Gestão da Educação Superior. Já no dia 19, o vice-reitor irá integrar um painel sobre Inovação na Gestão da Educação Superior, no qual apresentará o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, o IDEAR.  

Sobre sua participação no evento, Ir. Evilázio comenta:

“Momentos como esse são de muita troca e aprendizado. A atuação de uma Universidade impõe o compromisso de servir à sociedade e, ao mesmo tempo, a necessidade de integridade e solidez econômica e financeira. Tais exigências implicam na adoção de um modelo de gestão mais participativo, de papeis bem definidos e responsabilidades compartilhadas, amparados por uma comunicação ágil e transparente. Os atuais desafios determinados pela COVID-19 não podem ser isolados ou descontextualizados do momento que cada organização vivenciava no período imediatamente anterior à pandemia”.  

Uma nova visão sobre as universidades nas Américas 

O Colóquio Internacional de Gestão Universitária surgiu de um acordo inicial de cooperação que reuniu a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Administração (CPGA) e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), no Brasil, e a Maestria en Gestión Universitaria da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP), da Asociación de Especialistas em Gestión de la Educación Superior (AEGES), na Argentina, em 2000, tem contribuído para o despertar de uma nova visão sobre a universidade nas Américas.  

O CIGU tem como objetivos também produzir estudos sistemáticos sobre novas abordagens e modelos de gestão estratégica e de governança aplicados às IES; aprofundar a discussão sobre os riscos e o desenvolvimento sustentável das IES perante as crises e mudanças que se produzem nos diversos países; compartilhar experiência de inovação e desenvolvimento para o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão em universidades.  

Até o momento, foram realizados dezessete eventos, que contaram com a presença de autoridades acadêmicas como ministros de Estado e secretários de Educação Superior, reitores, pró-reitores, diretores e outros dirigentes do ensino superior, além de pesquisadores, professores, técnico-administrativos, alunos de pós-graduação lato e stricto sensu e demais interessados na área de Gestão Universitária. 

Estiveram representados nos eventos países da América do Sul como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Peru e Venezuela, países europeus como Espanha e Portugal, bem como outros da América Latina e Caribe como Nicarágua, Costa Rica e México. Clique aqui para conferir a programação completa.  


Leia Mais Veja todas