Colégios Maristas recebem mais de mil protetores faciais produzidos no Tecnopuc Fablab

A ação, que conta com parceria da Unimed, vai proteger profissionais de atendimento e educadores

22/10/2020 - 12h15
Ato da entrega das mais de mil unidades produzidas no Tecnopuc Fablab

Foto: Divulgação Tecnopuc

Os Colégios da Rede Marista receberam protetores faciais doados por meio de uma parceria entre PUCRS e Unimed (que doou os insumos), proporcionando a produção, via o Tecnopuc Fablab, de mais de mil unidades. Este esforço de atender as demandas da área de saúde e social da Universidade e ajudar entidades parceiras da área de saúde, hospitais e clínicas de atendimento infantil e de idosos integra a ação de abertura dos Laboratórios do Tecnopuc, como Tecnopuc Fablab, Tecnopuc Usalab e Tecnopuc Crialab, com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia). Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link. No total, já foram entregues mais de 15 mil protetores faciais. Além da Unimed, são parceiros da iniciativa Projeto GRU, Taurus, Stihl, Grendene, Senge, Braskem, Laerdal Medical, BIA, IBASE e Randon.

O Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, salienta: “a PUCRS, por meios de seus pesquisadores e estruturas, tem atuado em diversas frentes no combate e prevenção ao Coronavírus. O Tecnopuc, com apoio de empresas como a Unimed, fabrica máscaras que garantem mais proteção e pouco a pouco um retorno mais seguro às rotinas. Milhares de pessoas em dezenas de instituições já foram beneficiadas, como os empreendimentos da Rede Marista”.

Uma parceria sinérgica

Luciano Centenaro, gerente da Rede de Colégios Maristas, frisa que o sentimento no Empreendimento Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista é de profunda gratidão em relação a parceria sinérgica com o Tecnopuc. “Neste período em que as mais distintas necessidades surgiram em nossos colégios e unidades sociais, contar com esta sinergia foi uma experiência que muito nos orgulha. Destaco a colaboração do Tecnopuc com mais de mil máscaras face shield que foram doadas para nossa operação e que hoje estão sendo utilizadas por profissionais de atendimento de nossas recepções e por educadores da Educação Infantil e Anos Iniciais”, explica.

De acordo com Centenaro, não teria sido possível implementar adequadamente os protocolos sem poder contar com esta parceria que, em última instância, colaborou de forma efetiva para o cuidado com a vida dos profissionais. “A qualidade do material disponibilizado foi um diferencial que muito orgulha aos gestores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. O sentimento é de gratidão”, finaliza Centenaro.

Solimar Amaro, Relações Institucionais da PUCRS e responsável pelas entregas dos protetores faciais, também destaca o sentimento de gratidão. “Desde o início da pandemia estou representando a Universidade nas entregas, e poder auxiliar os heróis da Rede Marista a enfrentarem a pandemia é indescritível”, salienta.

Segundo Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, frisa que “estas ações do Tecnopuc, representando a Universidade, e de forma cooperada com a Propesq, por meio do Ideia, nos permitem cumprir uma função muito importante com os nossos colégios Maristas, ajudando a preparar o ambiente para o retorno às aulas com mais segurança e qualidade para nossos jovens estudantes. E isso só é possível com as parcerias que temos no Tecnopuc, como com a Unimed, que viabilizou a aquisição de novas impressoras 3D e insumos para a produção de protetores faciais”.