Coalizão pelo Impacto apoiará o desenvolvimento de negócios socioambientais

Iniciativa atuará em cinco regiões do Brasil e possui o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS como referência em Porto Alegre

21/07/2022 - 11h05
coalizão pelo impacto

Lançamento oficial da iniciativa em Porto Alegre ocorreu no Tecnopuc / Foto: Divulgação/Tecnopuc

Com o objetivo de potencializar o trabalho de organizações que estimulam o desenvolvimento de  negócios de impacto social, a iniciativa Coalizão pelo Impacto apoiará incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, hubs de negócios e instituições de ensino superior de todo Brasil. O projeto, lançado oficialmente em Porto Alegre no dia 11 de julho, tem entre as entidades contempladas o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A iniciativa é correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um, além de contar com a parceria estratégica da Cosan, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil.  

A Coalizão pelo Impacto tem como meta apoiar cerca de 600 negócios que tenham produtos e serviços voltados para a solução de problemas socioambientais. A proposta é que até 2026 a iniciativa aporte 29 milhões de reais para potencializar os negócios selecionados. Para alcançar a meta, a ação conta com a parceria de instituições e ecossistemas de cidades das cinco regiões do Brasil. Além de Porto Alegre, que conta com o Tecnopuc, Brasília, Fortaleza, Belém, Campinas e Paranaguá também fazem parte do projeto.

De acordo com Célia Cruz, diretora executiva do ICE, a iniciativa nasce pela percepção do crescimento nacional dos ecossistemas de investimentos de negócios de impacto. Apesar disso, a diretora ressalta a falta de ecossistemas bem estruturados para apoiar esses negócios de impacto.

“A Coalizão vai buscar desenvolver seis ecossistemas no Brasil todo, dois na região sul, sendo Porto Alegre a cidade de referência. O valor de 29 milhões de reais é para realizar doações que serão feitas para equipe do Programa e para os dinamizadores do ecossistema envolvido, que são essas organizações que vão apoiar aquele empreendedor que queira empreender em negócios que nascem para resolver problemas sociais. A ideia é que ao final se tenha ecossistemas bem fortalecidos nessas cidades das cinco regiões, que se tenha mais capital, mais empreendedores e mais dinamizadores com marco regulatório melhor para que esses empreendedores possam desenvolver todo o potencial para melhorar o Brasil, por meio de produtos e serviços que resolvam esses problemas sociais”, explica.

coalizão pelo impacto tecnopuc

Foto: Divulgação/Tecnopuc

Estímulo ao ecossistema de inovação em Porto Alegre  

Os negócios de impacto buscados pela iniciativa são modelos que possibilitam a resolução de problemas sociais e ambientais. O objetivo é que o projeto complemente as políticas públicas, as ações do terceiro setor e as organizações sem fins lucrativos que realizam serviços públicos. O desenvolvimento desses negócios exige diferentes tipos de apoio, como técnico e financeiro, até que alcancem um modelo economicamente sustentável e entreguem impactos positivos mensuráveis.

Para Fernanda Bombardi, gerente executiva do ICE e coordenadora da Coalizão, o ecossistema empreendedor de inovação de Porto Alegre é uma das referências do País, com a atuação de organizações locais já estruturadas. 

“Já chegamos a um grau de maturidade e mobilização dos atores locais muito relevante e maduro, o que traz um ambiente fértil para a inclusão da agenda de investimento de negócios de impacto. Todas as ações que pretendemos fazer são estratégicas e potencializam a atuação da Coalizão em Porto Alegre. Vemos como uma cidade em que o projeto vai decolar e trazer resultados muito relevantes e que podem inspirar outras cidades e regiões do Brasil”, ressalta a gerente executiva do ICE.

No dia 11, além do lançamento da Coalizão, também ocorreu a inauguração da sala destinada à iniciativa. Ao longo da semana, a equipe de coordenação também visitou as instalações do Tecnopuc, como o Impact Plus, além dos ambientes de inovação de Porto Alegre, como o Tecnosinos, o Parque Científico e Tecnológico da UFRGS (Zenit), o Instituto Caldeira e o NAU.

Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, ressalta o envolvimento do Tecnopuc na ação e destaca a participação de parceiros.

“A Coalizão pelo Impacto é liderada nacionalmente pelo ICE e envolve essa ação de investimento de 29 milhões de reais, parte desse recurso é uma doação de um parceiro nosso que é o Instituto  Helda Gerdau, que tem uma sala aqui no Tecnopuc. A Beatriz Johannpeter, diretora, fez parte do aporte desse processo para que Porto Alegre seja uma das cidades do Brasil participantes dessa ação. Para a PUCRS e Tecnopuc é muito importante porque a Coalizão visa fomentar negócios de impacto social e ambiental e isso tem relação com a própria missão da Universidade e os valores institucionais que se refletem no Tecnopuc. Vamos ter a oportunidade de orquestrar uma ação com todo o ecossistema de Porto Alegre para o desenvolvimento de novos negócios de impacto e contar com a parceria do Pacto Alegre e da Reginp”, comenta Audy.

A diretora do Instituto Helda Gerdau, Beatriz Johannpeter, também comenta e destaca a importância da ação para o Instituto. De acordo com ela, o Instituto já nasce para fomentar o empreendedorismo socioambiental no Estado e, por isso, tem muita sinergia com a ação Coalizão pelo Impacto. “A família Gerdau Johannpeter sempre acreditou muito no empreendedorismo e na inovação e agora assume um papel de protagonismo por meio desse projeto. Estamos muito satisfeitos em poder apoiar essa iniciativa do ICE tão bem desenhada e orquestrada em Porto Alegre”.  

O secretário municipal de inovação, Luiz Carlos Pinto, também destaca a participação de Porto Alegre na Coalizão pelo Impacto. “Será um marco que vai permitir um grande avanço da cultura e do empreendedorismo de impacto na nossa cidade. Temos certeza que a cidade com sua rede de inovação e seus atores de impacto relevantes, sob liderança do Tecnopuc, poderá ter uma participação qualificada na rede, aportando valor e construindo ações relevantes nacionalmente com apoio do ICE e das demais instituições e cidades da Coalizão”, aponta o secretário.


Leia Mais Veja todas