Cidades Inteligentes: da pesquisa para a realidade

Evento do projeto Cap4city proporcionou diálogos sobre cidades inteligentes e sustentáveis

08/07/2022 - 17h55
cidades inteligentes

Foto: Giordano Toldo

Se você já ouviu o termo “cidades inteligentes” deve ter uma ideia dos impactos desse conceito na forma como nos relacionamos com o espaço em que vivemos. O projeto Cap4city tem o objetivo de desenvolver a capacidade de governança em cidade inteligentes e sustentáveis. Financiado pelo fundo da Europeu Comission Erasmus, o projeto opera em consórcio com 12 Instituições de Ensino Superior, de diversos países.

Para intensificar essa atmosfera de debate sobre o tema, o evento Construindo Capacidades de Governança em Cidades Inteligentes e Sustentáveis: compartilhando experiências de ensino e pesquisa aconteceu no Campus da PUCRS, nos dias 6 e 7 de julho, e contou com dez palestrantes internacionais, de oito países diferentes. O momento trouxe um apanhado de todas as vivências que o Cap4City construiu, a partir do objetivo de transformar as cidades por meio da educação.

A programação contou com apresentação de casos, painéis com diferentes perspectivas, metodologias e formas do assunto na inserção curricular. Lucy Temple, pesquisadora da Danube University Krems, na Áustria, e coordenadora do projeto explicou que, desde 2018, o projeto vem atuando de forma ativa.

“O Cap4city busca encontrar caminhos para ajudar cidades a se capacitarem para serem mais sustentáveis, além proporcionar todo o material que eles precisarão para implementar e criar um currículo o qual as universidades poderão usar no mundo todo”.

Eventos como esse são importantes para a promoção de diálogos e ações que potencializam a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Vanessa Daniel, doutora em Administração e professora universitária, participou do evento e acredita que esse é um fator fundamental.

“Todo espaço que nós possamos discutir e trazer ideias diversas acerca do assunto é importante e ajuda a abrir o pensamento de diversos fatores. Aqui, temos atores das mais diversas áreas, com visões mais progressistas, outros mais críticas, e essas pessoas precisam dialogar para, de fato, pensarmos sobre esse fenômeno.”

Trajetória do Cap4city

cidades inteligentes

Fotos: Giordano Toldo

A herança da pesquisa do Cap4city vai para além do estudo. Para corroborar com isso, a proposta também visa lançar um curso gratuito com 31 disciplinas, com temas técnicos, como gestão, gestão pública e governança, por exemplo. As aulas ministradas pelos participantes internacionais estão legendadas em português, inglês e espanhol. O projeto também tem o objetivo de criar uma biblioteca de materiais gratuitos para quem quiser saber mais sobre cidades inteligentes.

“A ideia é que professores possam usar nas suas aulas, e até nas disciplinas do Novo Ensino Médio, mas pessoas interessadas no assunto também”, afirma a professora Edimara Mezzomo Luciano, coordenadora do Cap4City na PUCRS, pela Escola de Negócios.

O projeto transcendeu o campus e, na disciplina de Projeto Integrador I, os/as estudantes de Graduação em Administração aplicaram a metodologia na sua visita ao Centro Marista da Ilha Grande dos Marinhos, identificando os problemas e traçando soluções. O mesmo movimento ocorreu nos municípios de Picada Café e Ivoti. “Esse tipo de projeto faz os/as alunos/as perceberem o mundo, com pautas sociais e as escolhas dos governantes. Eles fazem uma parte da cidade que ainda não recebe tanta atenção”, afirmou Edimara, professora coordenadora do projeto.