Centro de Pesquisa da PUCRS é referência em projetos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Atuação do Centro une pesquisa e inovação e gera impacto positivo na comunidade acadêmica e sociedade como um todo

23/05/2023 - 14h01
centro de pesquisa em ciência de dados

Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação em Ciência de Dados da PUCRS desenvolve iniciativas de impacto desde 2020. / Foto: Envato

Com o objetivo fomentar ações transversais na Universidade, mantendo a tradição do desenvolvimento de pesquisa de ponta e de relevância internacional, o Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação em Ciência de Dados da PUCRS (CCD), lançado em 2020, atua em diversas linhas dessa área desenvolvendo os pilares de ensino e inovação em áreas como Aprendizado de Máquina, Visão Computacional e Processamento de Língua Natural.

Coordenado pelo pesquisador da Escola Politécnica, Márcio Sarroglia Pinho, o Centro busca atender tanto às demandas do ecossistema de ensino, pesquisa e inovação da PUCRS como da sociedade em termos de formação de profissionais diferenciados e fomento a negócios inovadores. A equipe conta com pesquisadores e professores, além de bolsistas de pós-doutorado e alunos de todos os níveis que se conectam através dos projetos específicos desenvolvidos no CCD.

“O Centro coordena o relacionamento da PUCRS com a sociedade na área. Trabalhamos para atrair parceiros externos para projetos com a Universidade e também apoiamos a identificação de pesquisadores da PUCRS que possam atender às demandas”, destaca o coordenador.

Projetos desenvolvidos pelo Centro

Durante o ano de 2022, o CCD estabeleceu uma parceria com a startup HOW.AI (healthtech big data & analytics), que utiliza IA para recrutar e selecionar pacientes para pesquisas clinicas – sediada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. A parceira se iniciou com o projeto Inteligência Artificial na Pesquisa Clínica: Rapidez e Eficiência no Recrutamento de Pacientes, financiado pela Fapergs no âmbito do edital Doutor Empreendedor.

Neste projeto o CCD presta apoio e consultoria à empresa para o desenvolvimento de um modelo de Inteligência Artificial para a seleção de pacientes para testes clínicos. Dentro da mesma parceria, foi aprovado recentemente um novo projeto em um edital do CNPq para a utilização da nuvem AWS para o processamento do modelo de IA que está sendo desenvolvido.

centro de pesquisa em ciência de dados

Projetos utilizam inteligência artificial para criação de aplicações voltadas à área da Saúde. / Foto: Envato

Recentemente o CCD teve um projeto aprovado no CNPq para realizar a formação de profissionais de start-ups, na área de Inteligência Artificial, em parceria entre o CCD e o Navi, o Hub de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Tecnopuc. Neste projeto serão capacitados até 60 desenvolvedores de software para a criação de aplicações que utilizam Inteligência Artificial.

Outro projeto em que o CCD integra é o Ciars – Inteligência Artificial aplicada à Saúde, aprovado no edital Programa De Redes Inovadoras De Tecnologias Estratégicas do Rio Grande Do Sul, da FAPERGS. O Ciars é uma rede de inteligência artificial aplicada a saúde gaúcha. O projeto conta com a participação de 44 pesquisadores, 10 universidades, quatro empresas e quatro hospitais. No projeto, pesquisadores do Centro atuam com pesquisa e inovação no desenvolvimento de novas técnicas para o monitoramento de dados de saúde no Rio Grande do Sul (inclusive nos casos de surtos e epidemias) e criam sistemas capazes de auxiliar médicos no diagnóstico de pacientes.

“Além disso, as iniciativas buscam criar ferramentas para ajudar hospitais na classificação de pacientes conforme nível de complexidade e urgência no atendimento e para apoiar gestores na tomada de decisão sobre a adoção de diferentes tecnologias, assim como formar profissionais qualificados para trabalharem na área de saúde digital”, conforme salienta Pinho.

No âmbito desta iniciativa, a PUCRS acaba de receber um novo equipamento para dar suporte às demandas de processamento projeto. Trata-se de um servidor com 4 placas de processamento para IA, modelo nVidia A6000. Hospedado no Laboratório de Alto Desempenho do Ideia, o servidor contém dois processadores Intel Xeon 5320 (totalizando 52 cores/104 threads) e 128GB de memória RAM. Neste aspecto, quando comparado com um bom computador de uso pessoal, este servidor tem quase 10 vezes o poder computacional.

O coordenador do Laboratório e professor da Escola Politécnica Tiago Ferreto conta que o servidor foi instalado no Laboratório de Alto Desempenho (LAD), garantindo acesso a todos os estudantes e pesquisadores que precisarem.

“As técnicas aplicadas em ciência de dados se beneficiam enormemente da capacidade de processamento paralelo oferecida pelo servidor. Ele conta com cinco GPUs NVIDIA Quadro RTX A6000 com 48GB de memória GDDR6. Isso equivale a aproximadamente 25 vezes a capacidade de processamento de uma boa placa GPU de um computador pessoal”, destaca.

Center on Artificial Intelligence for Health

centro de pesquisa em ciência de dados

Atuação interdisciplinar do Centro de Pesquisa envolve todo o ecossistema de inovação da PUCRS. / Foto: Envato

O CDD também participa do Center on Artificial Intelligence for Health (CIIA-Health). Este centro é uma rede de pesquisa e inovação financiada pela FAPESP e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que une pesquisadores e instituições de excelência na área de Inteligência Artificial e Saúde. Atualmente, diversos pesquisadores do CCD integram esta rede para desenvolver soluções avançadas de inteligência artificial (IA), capazes de auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de doenças, e orientar gestores de saúde na programação de ações de prevenção e organização da assistência à saúde.

Recentemente, a PUCRS obteve a aprovação de 3 projetos em um edital interno do CIIA, trazendo bolsas de mestrado para o PPGCC, conforme explica a coordenadora e pesquisadora da Escola Politécnica Soraia Musse.

“Dados os desenvolvimentos atuais na área da tecnologia e a possibilidade de melhoria de processos da área da saúde, o CIIA-Health representa um avanço nessa área de aplicação. As aplicações do centro são as mais diversas, de apoio a diagnóstico à logística, passando por simuladores. Espera-se que destas relações entre a PUCRS e o centro de saúde possam ser criadas várias aplicações, softwares e empreendimentos”, destaca a docente.

Futuro e novas frentes de atuação

Existem duas parcerias que estão sendo buscadas, propondo novas soluções para a sociedade. Em conjunto com a Smart Policing Lab – Centro de Inovação e Pesquisa da Brigada Militar o CCD está buscando desenvolver projetos e disponibilizar pesquisadores para a área de Segurança Pública.

Já em aproximação com a Marcha, empresa de participações e investimentos dos Maristas atuantes no Tecnopuc, o CCD está buscando estreitar os laços a fim de apoiar empresas nascentes e crescentes em escala, que necessitem utilizar a IA em seus projetos, tanto com a prestação de consultoria quanto como a execução de projetos conjuntos.

Além destes, o CCD também integra outros dois projetos, em parceria com a SAP, que tiveram início nos últimos anos e são coordenados pelo professor da Escola Politécnica Dalvan Griebler, intitulado Gerenciamento de Queries com Aprendizado de Máquina e Pipelines de Dados Resilientes. Conforme o coordenador Márcio Pinho, o CCD pretende sempre ajudar a orientar e incrementar a utilização das tecnologias de Inteligência Artificial na PUCRS, assim como atrair a sociedade para parcerias relevantes na área.

“Esperemos também fortalecer o relacionamento com o nosso ecossistema de inovação, em especial com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS e seu complexo de startups”, finaliza.

Leia também:


Leia Mais Veja todas