Centro de Estudos Europeus e Alemães recebe visita de ex-bolsistas

Alumni de mestrado, doutorado e pós-doutorado que estudaram na Alemanha conheceram novas oportunidades de pesquisa

06/06/2017 - 17h55
Centro de Estudos Europeus e Alemães

Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

O Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA – UFRGS/PUCRS) recebeu a visita de 50 ex-bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que realizaram estudos em universidades da Alemanha. A proposta do evento, promovido na manhã desta terça-feira (6 de junho), é aproximar a rede de alumni (diplomados) das universidades e apresentar as oportunidades de estudo e pesquisa que se renovam com a inauguração do CDEA em abril de 2017, com sede no 6º andar do prédio 5 da PUCRS.

A diretora do CDEA e professora da UFRGS, Claudia Lima Marques, falou das atividades do Centro, como fomento a publicações e traduções, eventos em parceria com o consulado, visitas de professores alemães e criação da ênfase Direito Europeu e Alemão na pós-graduação da Faculdade de Direito Universidade Federal. Ainda, destacou dois editais lançados pelo Centro para mestrandos, doutorandos e pesquisadores. Em 2017, o CDEA realizará o 8º Simpósio Brasil Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, com o “Enfrentando os impactos humanos: os desafios para a sociedade e para a ciência”.

O cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, esteve presente na visita e ressaltou os esforços de articulação da rede para promoção do diálogo e troca de experiências entre alumni da PUCRS e da UFRGS. Traumann destacou ainda a importância do CDEA em ajudar pesquisadores a encontrar soluções para problemas que atingem a Europa, como as crises financeira e migratória.

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, o vice-diretor do CDEA e decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza, e o Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, participaram da abertura do evento. A visita foi organizada pelo Consulado Geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães.

Cônsul-geral da Alemanha no Isncer

Visita Consul ao Inscer

Foto: Cristiane Weber/Inscer

Após a passagem pelo Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA – UFRGS/PUCRS), o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, visitou o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (Inscer). O cônsul foi recebido pelo vice-reitor da PUCRS e diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa, e pela vice-diretora do Inscer e pesquisadora Magda Lahorgue Nunes. Acompanhado pelo vice-diretor do CDEA e decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza, Traumann foi ao Centro de Produção de Radiofármacos (CPR) e ao Centro de Imagem. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de parcerias e colaborações entre o Instituto do Cérebro e centros de pesquisa e empresas alemãs.