Centro de Estudos Alemães e Europeus é pauta de visita de delegação

Grupo está na PUCRS até esta quarta-feira

Por: Redação Ascom

15/02/2017 - 16h42
Foto: Divulgação PUCRS

A PUCRS recebe até esta quarta-feira, 15 de fevereiro, a visita de integrantes do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), para tratar de assuntos referentes à implantação do Centro de Estudos Alemães e Europeus (Ceae). O grupo está desde segunda-feira na Universidade, e foi recebido pelo Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira. A PUCRS e a UFRGS foram selecionadas para fundar o Centro com o apoio do Daad, por meio de recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

Com previsão de inauguração em 10 de abril, o Centro será o primeiro da América do Sul e terá a direção da coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFRGS, Claudia Lima Marques, e a vice-direção do decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza. O novo espaço ficará no Campus da PUCRS.

A proposta é oferecer conhecimento interdisciplinar e orientado à prática sobre a Alemanha e a Europa contemporâneas, envolvendo três fenômenos-chave: globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural. O Centro introduzirá cursos de pós-graduação baseados nessas temáticas, começando em 2017 com uma oferta de cursos de especialização na área de Direito. Haverá uma cooperação com a rede mundial de Centros de Estudos Alemães e Europeus, composta por 20 unidades em universidades selecionadas em 11 países.