Celeiro Agro Hub vai impulsionar a inovação no agronegócio

Liderada pelo Tecnopuc e pela Anlab, iniciativa tem o objetivo de gerar oportunidades e conexões para diferentes atores da área

01/06/2021 - 17h32

Celeiro já conta com mais de 40 startups / Foto: Bruno Todeschini

Com o propósito de impulsionar a inovação no agronegócio, no dia 31 de maio foi lançado o Celeiro Agro Hub, liderado pelo Parque Científico e Tecncológico da PUCRS (Tecnopuc), pela VENTIUR Aceleradora e pela Anlab. A iniciativa, que conta com parceiros como DB ServerWisidea Ventures, GF Design de Conexões e Marcha, tem o objetivo de conectar produtores, fornecedores, cooperativas, startups, pesquisadores e investidores no setor do agronegócio, gerando oportunidades e conexões para diferentes atores da área e apoiando o crescimento do agronegócio no Brasil. 

Mais de 40 startups já fazem parte do Celeiro e integram duas modalidades: Connected (com interesse em conectar suas soluções às oportunidades do setor para se desenvolverem e crescerem) e Accelerated (startups que já estão com maturidade para participar de um processo de aceleração de seu negócio, também conectadas ao hub). 

O coordenador do Hub, professor Luis Humberto Villwockexplica que o Celeiro não nasce em um andar dentro do Tecnopuc, mas sim globalmente:  

“Queremos ter empresas globais, não só do Brasil. E certamente vamos ver isso. Estamos perfeitamente conectados com o que há de mais moderno em inovação. Trabalhamos com a ligação entre academia, negócio e governo, mas agregamos a esse processo a sociedade e o meio ambiente. Portanto, nasce no DNA do Celeiro a quíntupla hélice de inovação, com grandes parceiros e talentos”.  

Região Sul é a segunda em startups no setor do agronegócio no Brasil 

Segundo o Radar Agtech Brasil 2020/2021Porto Alegre é a sexta cidade brasileira com mais agtechs (startups no setor do agronegócio) e o Rio Grande do Sul está entre os cinco estados do Brasil com os maiores números na área. E o investimento na área também tem crescido: o AgFunder AgriFoodTech Investment Report mostra que, em 2020, o valor investido em agtechs e e foodtechs aumentou 15,5% em relação à 2019, chegando a 143,8 bilhões em todo o mundo. 

Para Bruno Dornelles, Sócio Diretor da AnLab, o Hub é uma aposta benéfica para o setor do agronegócio e ao ecossistema de inovação ligado à área. “As expectativas são as maiores possíveis para o início das operações. Esperamos ter diversos mantenedores nesse projeto. Para o futuro, queremos estar presentes em vários locais, em pontos no interior do Estado e também fora”, comenta. 

Planejamento que começa a dar resultado 

Para Guilherme Kudiess, diretor de Operações da VENTIUR Aceleradora, o evento de abertura marca o início de um planejamento que já vem sendo feito desde 2020. “Existe uma expectativa bem grande de iniciar, efetivamente, esses movimentos de conexões e viabilizar para o produtor rural uma forma para que ele queira aderir às novas tecnologias no campo.”, conclui o diretor. 

A inauguração aconteceu em um evento online, transmitido pelo canal da PUCRS no YouTube, e contou com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luis Lamb, além da equipe que integra o Hub. Durante a transmissão, duas startups apresentaram seus negócios, a Ovinopro e a AcertoFácil.


Leia Mais Veja todas