Celebrar em Comunidade inspira o valor da presença entre os colaboradores e traz perspectivas para 2024

Evento reuniu a comunidade universitária para posse de novos gestores, apresentação dos destaques de 2023 e celebração do Advento

06/12/2023 - 16h17

Solenidade reuniu colaboradores/as, gestores/as e lideranças da Universidade para celebrar o Advento,. / Foto: Giordano Toldo

“Que mantenhamos a esperança como horizonte”, disse Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS, durante discurso no Celebrar em Comunidade, tradicional evento que aconteceu nesta quarta-feira (6), no Centro de Eventos da Universidade. A solenidade reuniu colaboradores/as, gestores/as e lideranças da Universidade para celebrar o Advento, relembrar projetos, ações e conquistas de 2023, e apresentar as perspectivas para a chegada de 2024. Marcado pelas comemorações do aniversário de 75 anos da PUCRS, este ano que se encerra será lembrado por uma série de sonhos realizados — graças à contribuição e dedicação de toda a comunidade universitária.  

“A cada novo prédio que se levanta no Campus, buscamos atender a novas necessidades de ensino, pesquisa, extensão e novos negócios. E a cada novo ambiente, multiplicam-se as possibilidades, as conexões, as histórias e as oportunidades de sermos cada vez mais uma instituição global, múltipla e plural que quer potencializar a convergência entre áreas do conhecimento em todas as oportunidades”, ressaltou Ir. Evilázio.  

Ao longo deste ano, a PUCRS realizou muitas iniciativas nos eixos de ensino, identidade, comunidade, ecossistema, conhecimento, inovação, cultura, saúde, sustentabilidade, impacto e internacionalização. A partir desse movimento, conquistou inúmeros reconhecimentos nacionais e internacionais.  

“Costumo dizer que estamos em comunidade quando nos sentimos pertencentes. Ao longo do ano, realizamos diversas ações alusivas aos 75 anos, atividades que tiveram na participação da comunidade o seu ponto culminante. Afinal, são as pessoas que fazem a instituição”, declarou o reitor. “Estamos aqui para formar pessoas e transformar a sociedade para melhor a partir do conhecimento. Tal empreitada não realizamos sozinhos. Estudantes, docentes, pesquisadores, técnicos-administrativos atuam em uníssono nessa missão. Uma missão que também congrega parceiros que comungam do mesmo propósito”.  

Papa Francisco envia Bênção Apostólica pelos 75 anos da Universidade 

Este é um ano jubilar para a PUCRS. Em 2023, a Universidade recebeu uma homenagem mais do que especial: a Bênção Apostólica do Papa Francisco, parabenizando a instituição pelos seus 75 anos. O documento foi lido na íntegra pelo Padre Gustavo Haas, professor e capelão da Universidade.  

Confira a carta na íntegra. 

Conheça os novos gestores nomeados pela Reitoria  

Universidade recebeu a Bênção Apostólica do Papa Francisco. / Foto: Giordano Toldo

O reitor Ir. Evilázio e o vice-reitor, Ir. Manuir Mentges, realizaram a entrega da portaria de nomeação aos novos gestores.   

  • Escola Politécnica 

Márcio Pinho assume como decano associado da Escola Politécnica. Professor da PUCRS desde 1990, coordena o Grupo de Realidade Virtual e atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT – MACC). Atualmente ocupa a função de Coordenador de Pesquisa da Escola Politécnica da PUCRS e Coordena o Centro de Pesquisa em Visualização Avançada da Universidade. É membro da Comissão Especial de Realidade Virtual, da Sociedade Brasileira de Computação. 

  • Escola de Ciências da Saúde e da Vida 

Ana Paula Duarte de Souza assume a coordenação do curso de Farmácia. Professora adjunta da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, Professora Permanente do Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança e do Programa Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica da mesma instituição. Tem experiência na área de Imunologia e Biologia Molecular e Celular. 

Celebração do Advento  

Dando início às celebrações do Advento, tempo de preparação para o Natal, o encontro, realizado pela Pró-Reitoria de Identidade Institucional, também contou com a participação do Coral da PUCRS e condução do Pe. Gustavo Hass. Além disso, durante a celebração, a comunidade foi relembrada da árvore de Natal construída em 2018 com os livros da Biblioteca Central.  

Agora, a árvore foi reconstruída com as doações de livros dos profissionais da Universidade: um gesto concreto, que auxiliará na reconstrução de bibliotecas que, há poucos meses, foram destruídas na região do Vale do Taquari. Assim, seremos presença significativa também para outros espaços de educação.   


Leia Mais Veja todas