Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Carreira: como seguir planejando o futuro em tempos de incerteza

Para a consultora do PUCRS Carreiras Gabriela Techio, momento pode ser de autoconhecimento e de reflexão

07/07/2020 - 10h32
carreiras,pucrs carreiras,planejamento de carreira,consultoria de carreira,graudação,pandemia,coronavírus,covid,covid-19,novo coronavírus

Momento é de olhar para os planos e entender se eles ainda fazem sentido / Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

A pandemia do coronavírus acabou adiando os planos de muitas pessoas. Eventos tiveram de ser adiados, viagens foram canceladas e mesmo os planejamentos mais simples – como uma saída com amigos no fim de semana –, precisaram ser deixados de lado nesse momento. Se na área pessoal a Covid-19 chegou exigindo adaptações, na profissional não foi muito diferente. E, por mais que o ser humano tenha a capacidade de se adaptar, todo esse processo de elaboração e ajuste é desafiador – ainda mais quando as mudanças precisam ser rápidas e não oferecem o tempo necessário para que tudo aconteça naturalmente. 

Diante desse cenário de transformações repentinas, sentimentos como frustração, medo, ansiedade e tristeza são comuns. Segundo a consultora do PUCRS Carreiras Gabriela Techio, eles sinalizam o luto pelo que aspiramos, mas não foi possível alcançar. “Viver esse luto é natural e saudável. Afinal, energia e tempo foram investidos e expectativas de uma melhor qualidade de vida foram criadas”, aponta. 

No que diz respeito à carreira e aos planos profissionais para o futuro, Gabriela afirma que é importante se permitir vivenciar esses sentimentos. Entretanto, com o tempo, é preciso voltar a olhar para os planos e procurar identificar se o que estava sendo buscado ainda faz sentido. 

O futuro sempre é incerto 

A consultora lembra que, quando falamos sobre futuro, sempre estamos lidando com a incerteza. “É uma velha conhecida, mas atualmente estamos precisando ser ainda mais tolerantes a ela”, comenta. Gabriela sugere que uma boa estratégia para esse momento em que o mundo ainda está aprendendo a lidar com as mudanças é reajustar o foco para si: “Investir em autoconhecimento e aprender a reconhecer seus valores e interesses profissionais é importante. O autoconhecimento é uma etapa essencial para pensarmos nossas carreiras. Só através dele poderemos ter mais segurança e confiança na nossa trajetória, mesmo quando o contexto é incerto”. 

Para evitar uma cobrança excessiva neste momento que já impõe seus próprios obstáculos, é sempre válido lembrar que essa é uma situação nova, para a qual ninguém estava preparado, e todos estão aprendendo a lidar com elaGabriela lembra que todo processo de aprendizagem envolve tentativas, erros e reajustes, e sugere que, mesmo em casa, mantenha-se uma rotina saudável e se invista na carreira. Uma boa opção para se manter em movimento, mesmo em um momento tão atípico, são os cursos a distância. “Não é preciso fazer todos os cursos que nos são oferecidos, mas escolher um que faça sentido e que podemos aproveitar no ritmo que hoje conseguimos dar conta”, indica. 

carreiras,pucrs carreiras,planejamento de carreira,consultoria de carreira,graudação,pandemia,coronavírus,covid,covid-19,novo coronavírus

Cursos a distância são boas opções para manter a carreira em movimento / Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Graduação também é uma fase de experimentação 

Segundo a consultora do PUCRS Carreiras, o aprendizado contínuo é um assunto muito comentado quando se fala sobre trajetória profissional. O mercado de trabalho está constantemente em movimento e exige uma capacidade de adaptação. “Uma das formas de se investir nisso é por meio de cursos, conversas com profissionais, entre outras ações que tragam novos conhecimentos, contatos e oportunidades”, destaca. Gabriela ainda lembra que a qualificação por si só não faz sentido: ela precisa estar alinhada à carreira do indivíduo e, por isso, o planejamento é fundamental. 

Quem está atualmente cursando uma graduação, deve ter em mente que essa é uma forma de explorar, experimentar e interagir com pessoas a fim de fazer escolhas de carreira mais conscientes. E tudo isso pode ser feito de forma online. “Vejo estudantes em contato com professores e outros profissionais experimentes sobre as áreas de interesse. Quanto mais informações tivermos, mais preparados e seguros estaremos para pensar no nosso futuro profissional”, conclui. 

PUCRS Carreiras oferece serviços gratuitos a alunos da PUCRS 

Tanto para quem deseja planejar a trajetória profissional quanto para quem quer pensar em como fazer uma exploração do mercado de trabalho, o PUCRS Carreiras oferece orientação. O setor conta com diversos serviços, como consultoria e planejamento de carreira, suporte para elaboração de currículo e preparação para entrevista de processo seletivo. Para alunos da Universidade, o serviço é gratuito. 

Além disso, o PUCRS Carreiras tem realizado oficinas online para alunos e alumni, bem como para o público em geral. Confira os próximos eventos: