PUCRS é vencedora em Ensino e Pesquisa no ranking Campeãs de Inovação

Universidade foi reconhecida entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul do País na 18ª edição da premiação da Revista Amanhã

24/05/2022 - 09h58

Campeãs de InovaçãoA PUCRS foi reconhecida como uma das 50 empresas mais inovadoras do Sul do País, segundo o ranking Campeãs de Inovação, promovido pelo Grupo Amanhã. A Universidade é líder na categoria Instituição de Ensino e Pesquisa na 18ª edição da premiação, que possui parceria técnica do IXL-Center (Center for Innovation, Excellence and Leadership), entidade referência mundial na investigação das melhores práticas de gestão da inovação.  A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda-feira, 23 de maio, em evento online com transmissão pelo YouTube, disponível neste link 

Reitor da PUCRS, o Ir. Evilázio Teixeira destaca que o reconhecimento consolida a atuação da Universidade no fomento a inovação. “A Universidade possui como missão ser um vetor de progresso da sociedade, com o compromisso de gerar inovação e desenvolvimento em todas suas dimensões. Esse importante reconhecimento como instituição de Ensino e Pesquisa mais inovadora reforça a atuação da nossa comunidade acadêmica em torno desse compromisso, conectando a Universidade e o impacto social” 

Para o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, o prêmio é um reconhecimento pela relevância do ecossistema de inovação da Universidade para a sociedade. “Receber novamente o prêmio Campeãs da Inovação é motivo de orgulho renovado para a PUCRS e o Tecnopuc. É um reconhecimento pelo trabalho realizado e a relevância do que fazemos para nossa a sociedade”, destaca. 

Conheça as ações de fomento ao empreendedorismo e à inovação  

Track Startup 

O Track Startup é o caminho do empreendedorismo e da inovação dentro da PUCRS. São oportunidades para quem tem apenas uma ideia e quer desenvolver, até quem já tem uma startup pronta para decolar. A iniciativa envolve a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento (Propesq) e o Tecnopuc. 

campeãs de inovação prêmio

Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e a gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flávia Fiorin, representaram a Universidade / Foto: Divulgação

A Maratona de Inovação é um evento que integra o Track e conecta o conhecimento acadêmico com a prática de mercado, explorando o potencial de geração de novos produtos ou negócios (startups) no contexto da solução proposta, usando metodologias criativas, em um ambiente de inovação e empreendedorismo. Os alunos e alunas encontram problemas reais que os desafiam a pensar e criar soluções a partir do raciocínio investigativo, da empatia e da interação com outros participantes. A MIP envolve todos os estudantes das sete Escolas da Universidade e os Agentes de Inovação das Escolas. 

Programa Hangar  

O Hangar é um programa voltado para doutores/as e doutorandos/as que estão nos Programas de Pós-Graduação da PUCRS. O propósito é apoiar os pesquisadores/as a transformar suas pesquisas em produto e/ou negócio, ou despertar o olhar empreendedor em suas áreas de pesquisa e atuação. O programa de capacitação ocorre entre os meses de abril e junho de 2022. As atividades do programa Hangar estão acontecendo em formato híbrido, ou seja, alguns momentos serão presenciais e outros online.  

Hubs temáticos contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras 

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS conta com sete hubs que reúnem talentos e empresas inovadoras com o propósito de desenvolver negócios nas verticais: Saúde, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Agronegócio, Mobilidade, Educação, Social e Alimentação. Eles estão direcionados para a interação entre empreendedores, startups, empresas consolidadas, centros de pesquisas, laboratórios de inovação, investidores e outros agentes em ambientes físicos e digitais. Os hubs atuam de forma colaborativa para promover a interação e a identificação de oportunidades de desenvolvimento de negócios. 

Sobre a premiação 

A pesquisa Campeãs da Inovação adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial através de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais. 

Leia também: PUCRS é destaque no maior ranking acadêmico do mundo 


Leia Mais Veja todas