Caminhos do Empreendedorismo auxiliam a trilhar trajetórias na área

Projeto mostra papel de cada agente de inovação e empreendedorismo da Universidade

13/12/2018 - 15h24

Caminhos EmpreendedorismoCom o objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica na construção da trajetória empreendedora – que pode ser trilhada desde a graduação e se estende a professores, alumni e comunidade em geral -, a PUCRS lança os Caminhos do Empreendedorismo. Por meio de um material didático e resumido, o projeto busca orientar os estudantes em relação ao propósito empreendedor, que pode estar relacionado a criar empresas e também a ser um agente de mudança propositivo na sociedade.

Os Caminhos do Empreendedorismo vão auxiliar respondendo dúvidas sobre onde e como começar, já que a PUCRS oferece um ecossistema para um caminho empreendedor completo, com diversos agentes como disciplinas, laboratórios e parque tecnológico.

Propósito e negócio

O material é dividido em duas partes: “Descoberta do propósito”, que mostra de quais atividades o indivíduo pode participar para entender como fazer a diferença, conhecer suas competências e propósito, ser um profissional propositivo e gerar impacto na sociedade.

Já em “Desenvolvimento do meu negócio”, é possível saber quais são os caminhos para tirar ideias do papel, criar uma startup e consolidar um negócio. Os caminhos não precisam ser seguidos de maneira linear, é possível transitar pelas trilhas, adaptando as experiências conforme a necessidade de cada um. O material foi idealizado e produzido pelo Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, que inclui Tecnopuc, IDEAR e Escritório de Carreiras. O material pode ser conferido neste link.

Livro aborda competências empreendedoras

Outro lançamento é o material Sou uma ideia a empreender, que dá ideias para inspirar a pensar e a fazer diferente; mostra sugestões de leituras, atividades, vídeos e ferramentas para melhorar as ideias do leitor e ainda, apresenta um universo de possibilidades empreendedoras na Universidade.

O material trata do empreendedorismo como competência: um conjunto de habilidades que permitem a materialização de propósitos e projetos. Mostra que empreender vai além de criar empresas e startups, mas que é possível usar a criatividade e a capacidade de inovar em todas as áreas da vida. A publicação está disponível para baixar pelo link. A realização do projeto é do Idear – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, com patrocínio do SEBRAE.