Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Boas-vindas ao novo semestre que se inicia

Universidade preparou novidades para as aulas, que começam no dia 10 de agosto

07/08/2020 - 14h38
volta às aulas,boas-vindas,boas-vindas 2020/2

Preparamos um semestre de aulas qualificadas, independentemente da modalidade

Na segunda-feira, dia 10 de agosto, daremos as boas-vindas a um novo semestre letivo que inicia na Universidade. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas a ele e a todos com quem, certamente, vamos seguir construindo um ano de aprendizados e superação de desafios.  

Respeitando as orientações dos órgãos de saúde e os decretos estadual e municipal, continuamos na modalidade online na maioria das disciplinas – certos de que o mais importante é a vida e a saúde de toda a comunidade universitária. Da mesma forma, estamos preparados para uma retomada gradual e segura das atividades presenciais quando for possível. E, para manter com excelência nossa missão de produzir e difundir conhecimento, planejamos e preparamos um semestre de aulas qualificadas, seja na modalidade online ou presencial. 

Confira algumas das novidades 

Atenção às mudanças e flexibilidade 

Desde os primeiros impactos causados pela pandemia, seguimos rigorosamente todas as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e do poder público. Para assegurar e estabelecer as condições de retomada gradual das atividades, a partir das deliberações dos governos do Estado e do Município,elaboramos um Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos 

Neste momento quase todas as atividades e serviços disponíveis no Campus estão sendo realizados de forma remota e em regime de plantão, sempre buscando atender cada caso de forma singular e propondo soluções em conjunto. 

Leia também: Cuidado constante, atenção às mudanças e flexibilidade marcam início de semestre 

Modelo próprio de ensino online 

Investimos em um modelo próprio de ensino online, focando em pontos como interação nas aulas ao vivo, flexibilidade com as gravadas, acompanhamento constante dos nossos professores e suporte em caso de dificuldades, por meio do Centro de Apoio Discente. Para isso, analisamos as avaliações institucionais relativas ao primeiro semestre e identificamos quais aspectos precisam de mais atenção. 

Para acompanhar e orientar os professores, foi criada a Equipe de Mediação Online, que seguirá atuando oferecendo suporte ao corpo docente. Além disso, estamos preparados para as mudanças que possam vir a ocorrer nos próximos meses, com um modelo de aulas híbrido quando for possível um retorno presencial. 

Saiba mais: Modelo pedagógico-tecnológico e cuidado constante: confira as novidades do semestre na PUCRS 

Colaboração entre colegas 

Manter a turma unida e colaborativa pode não ser uma tarefa fácil em tempos de distanciamento social. Pensando nisso, professores estão encontrando novas possibilidades de seguir estimulando essa interação por meio das plataformas online disponíveis – utilizando até mesmo princípios da gamificiação para engajar os estudantes. 

Para saber mais: Trabalhos em grupo… online! E agora? 

Apoio e suporte a todos os alunos 

Algumas pessoas relatam se sentirem sobrecarregadas nesse momento de distanciamento social. Para driblar essa sensação, é importante desenvolver a autonomia e autodisciplina, além de tentar manter uma organização e uma rotina de estudos. O Núcleo de Apoio Psicossocial oferece suporte aos estudantes, orientando sobre cuidados com a saúde mental e seus impactos na aprendizagem. O serviço é gratuito para alunos e contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]br ou pelos telefones (51) 98300-3778 e (51) 98334-6418. 

Mais sobre o assunto em: Saiba se organizar e ter uma rotina produtiva no ensino remoto 

Benefícios e vantagens para sua formação 

Quem estuda na PUCRS tem à disposição uma estrutura completa para qualificar ainda mais a formação. Com o PUCRS Carreiras, você encontra suporte para planejar sua trajetória profissional antes mesmo de se formar. Quem se interessa por empreendedorismo, tem diversas maneiras de desenvolver essa habilidade durante a graduação, muitas delas contando com o apoio do Idear. E, se você já está pensando em dar continuidade aos estudos, pode adiantar disciplinas da pós-graduação, por meio do programa G-PG. 

Não me matriculei. Ainda dá tempo? 

Estamos nos últimos dias para ingresso na graduação neste semestre, por meio de diferentes processos. Garantindo sua vaga, você terá acesso a condições especiais e diversos benefícios. Saiba mais. 

Se você já é nosso aluno e perdeu o período de rematrícula, poderá aproveitar o período de complementação, que começa no dia 11 e segue até 21 de agosto. Você também terá direito a soluções financeiras diferenciadas e vantagens para complementar sua formação. Confira os detalhes.