Biblioteca da PUCRS abre para atendimento parcial e lança oficinas online

Devoluções e empréstimos poderão ser realizados, de forma presencial, mediante agendamento

02/06/2020 - 10h25
biblioteca

Espaço no térreo reúne dicas de leitura e o serviço de auto-empréstimo / Foto: Camila Cunha

Durante o período de quarentena, como forma de evitar a proliferação do coronavírus, a PUCRS adaptou seus serviços e atividades para que a comunidade acadêmica possa seguir sua rotina, da melhor maneira possível. A Biblioteca Central, um dos pontos mais requisitados do Campus, reabriu nesta segunda-feira, de maneira parcial, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Além disso, também está oferecendo treinamentos online para quem está produzindo sua monografia, artigo e pesquisas.

Sobre os treinamentos 

Cerca de 5 treinamentos já estão agendados durante o mês de junho. Entre eles, orientações sobre a elaboração de artigos incluindo citações e referências conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Demonstração do uso das ferramentas de gerenciamento de referências, como o Mendeley, e outros tópicos. Mais informações neste link. 

Atendimentos presenciais 

A Biblioteca atenderá a comunidade acadêmica com vínculo ativo com a Universidade. Respeitando as exigências dos decretos governamentais e as determinações específicas da Universidade, sendo obrigatório o uso de máscara, álcool gel, mantendo o distanciamento mínimo entre pessoas e medindo a temperatura de funcionários e usuários para entrada no local. 

Os materiais devolvidos ficarão em quarentena durante 5 dias e, após esse período, serão higienizados antes de serem incorporados ao acervo para novos empréstimos. 

O que vai funcionar? 

  • Empréstimos por meio de agendamento. O usuário deverá enviar e-mail para: [email protected] contendo os dados da obra (autor, título e localização na estante) até às 21h do dia anterior à retirada do material. Para retiradas de material nas segundas-feiras, o e-mail deverá ser enviado até às 21h da sexta-feira anterior; 
  • Devoluções dos materiais; 
  • 8º e 9º pavimentos com 35% da capacidade para respeitar as normas de distanciamento.  

Para verificar a disponibilidade de espaço nos pavimentos, entrar em contato pelos telefones: (51) 3320.3684, (51) 3353.4370 ou (51) 3353.8348.