Conheça o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS

Novo curso, o primeiro presencial do Sul do Brasil na área, nasce em um ecossistema composto por ensino, pesquisa e inovação

28/10/2020 - 14h46

Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS inicia em 2021A PUCRS está com inscrições abertas para o Vestibular 2022 e os interessados em ingressar na área de dados podem se inscrever no curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA), o primeiro presencial da região Sul do Brasil. Com duração de quatro anos, a graduação nasceu em um ecossistema de inovação composto por um Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação, pós-graduação stricto e lato sensu já consolidadas, com reconhecimento internacional, e o hub de IA e Ciência de Dados do Tecnopuc. 

Segundo o coordenador do curso, professor Daniel Antonio Callegari, os estudantes que concluírem a graduação conseguirão empregar modelos, ferramentas e técnicas para diversos contextos organizacionais e sociais, sejam privados ou públicos, nacionais ou internacionais.

“O profissional estará apto a exercer múltiplas atividades, atuando como cientista de dados, engenheiro ou arquiteto de dados, engenheiro de IA e Machine Learning, analista de inteligência de mercado, dentre outras possibilidades que a área oferece”, ressalta. 

Entre os diferenciais oferecidos pela instituição por meio da Escola Politécnica, além do corpo docente formado por renomados acadêmicos e profissionais da indústria, está a possibilidade de interação com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, de excelência internacional, no qual é possível cursar disciplinas de mestrado ou doutorado durante a graduação, abordando com mais profundidade conteúdos que estão sendo pesquisados no Brasil e no exterior.

Ações de pesquisa de ponta e desenvolvimento de ações vinculadas a este tema são uma realidade na PUCRS há quase uma década. Com o novo curso e o Centro de Pesquisa, a universidade agrega à trajetória na área o compromisso com a formação completa de profissionais, da graduação à pós-graduação, fomento a negócios inovadores e parcerias internacionais. 

Faça download do Guia completo do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS neste link.

quero mais detalhes sobre o curso

Profissionais que estão fazendo o futuro 

Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS inicia em 2021Das 15 profissões emergentes em 2020 mapeadas em estudo realizado pelo LinkedIn no Brasil, nove estão diretamente relacionadas à Tecnologia da Informação. Apesar de o mercado precisar de pelo menos 70 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, o Brasil forma apenas 46 mil, o que torna o segmento ainda mais competitivo, segundo o relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). 

Leia também: PUCRS lança iniciativa inédita em Ciência de Dados e Inteligência Artificial 


Leia Mais Veja todas