Autoridades e líderes empresariais conhecem o Living 360°

Convidados realizaram visitas guiadas e experimentação de sala de aula do futuro

09/04/2019 - 18h13
Apresentação do Living 360

Convidados dentro de uma das salas de aula do futuro / Foto: Bruno Todeschini

Na manhã desta terça-feira, dia 9 de abril, autoridades e líderes empresariais visitaram o novo ambiente no Campus: o Living 360°. Esta foi a oportunidade de conhecer este espaço que possui uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Os convidados puderam conferir ambientes que promovem a exploração, a interatividade e o engajamento. Neste encontro ocorreram uma apresentação sobre o conceito do Living 360°, uma simulação de sala de aula e uma visita guiada pelo prédio.

Conforme destacou o reitor, Ir. Evilázio Teixeira, a convicção da Universidade é gerar o desenvolvimento para a cidade e o Estado. “Este ambiente foi inspirado nas maiores instituições de ensino superior do mundo. É um conceito de educação de transformar as pessoas para que tenhamos um mundo melhor. Um ambiente que estimula o pensamento, a criatividade, a inovação e os encontros de saberes e vidas. Esse espaço está a serviço de toda a comunidade acadêmica com reflexo positivo para a sociedade”, enfatizou.

Experimentação de sala de aula e o envolvimento com o Pacto Alegre

A prática docente com o uso de Tecnologias de Informação foi o convite que o superintendente de Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy, realizou aos presentes por meio de uma experimentação de sala de aula do futuro. “Muitos parceiros de empresas instaladas no Tecnopuc contribuíram para que estas novas tecnologias de educação”, destacou.

A dinâmica da aula também foi conduzida pela diretora de Graduação, Adriana Kampff, que frisou que os alunos são estimulados a desenvolver soluções para problemas reais. “Como universidade marista e contemporânea, esse encontro de diferentes cursos propicia que as ideias floresçam, com o uso de tecnologia para romper barreiras”, explicou.

O tema proposto aos presentes foi o Pacto Alegre, movimento para a transformação da cidade o qual a PUCRS é uma das organizadoras por meio da Aliança para Inovação. Nessa experimentação, os convidados apontaram quais são as prioridades de macrodesafios de transformação urbana para a capital gaúcha. Entre as opções estavam: as recuperações do Arroio Dilúvio e do Cais Mauá, as modernizações da orla do Guaíba e do Centro Histórico, o projeto 4º Distrito e a reforma da Usina Gasômetro.

CONFIRA: Living 360°, um prédio inovador para ensino, convivência e bem-estar

Assinatura oficial da revitalização de áreas verdes

Apresentação do Living 360

(Da esquerda para a direita) Gustavo Paim, Nelson Marchezan, Ir. Evilázio Teixeira e Jaderson Costa da Costa / Foto: Bruno Todeschini

O evento também foi um momento de mostrar o engajamento da PUCRS com a cidade de Porto Alegre. Entre as atividades mais recentes, está a revitalização de parte da Avenida Ipiranga, que conta uma nova ponte, os estudos ambientais do Arroio Dilúvio e a adoção de canteiros centrais.

Na ocasião, com a presença do prefeito Municipal, Nelson Marchezan, foi realizada a assinatura oficial da revitalização de áreas verdes na orla do Arroio Dilúvio. A Universidade é a pioneira no programa de adoção de verdes complementares da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

CONFIRA: Universidade apresenta projeto de adoção e revitalização de trecho da Avenida Ipiranga

“O envolvimento da PUCRS com a cidade, por meio do Pacto Alegre, tem sido extraordinário”, disse Marchezan. Sobre o Living 360°, o prefeito comentou o quanto foi desafiador entregar um prédio diferenciado na área do ensino. “Porto Alegre ganha com esse espaço, uma estrutura referência na nossa cidade. É uma meta da Prefeitura, trazer pessoas para conhecer ambientes como esse”, concluiu.