Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Aulas serão mantidas na modalidade online até o fim do semestre letivo

Somente estágios obrigatórios, atividades práticas e alguns serviços da universidade serão retomados gradualmente de forma presencial 

18/09/2020 - 15h21
covid,coronavírus,atualizações,presença responsável,aulas online,retomada gradual

Decisão leva em conta anseios da comunidade acadêmica, regulamentações do poder públicos e a instabilidade dos indicadores da Covid-19 na Capital

Considerando anseios da comunidade acadêmica, as regulamentações do poder públicos e a instabilidade dos indicadores da Covid-19 na Capital – que retornou à bandeira vermelha, a Universidade decidiu manter as aulas na modalidade online até o fim deste semestre letivo.  “Fizemos essa escolha em diálogo constante e escuta atenta à nossa comunidade. Seguimos em um cenário de muita incerteza, que não nos permite previsibilidade e segurança para uma alteração no nosso modelo vigente”, explica o reitor. Irmão Evilázio Teixeira.  

As atividades práticas, atividades de pesquisa e estágios seguirão sendo retomadas gradualmente, conforme autorização do Decreto Municipal nº 20.625. Com a mesma cautela que a PUCRS apresentou até agora, orientando e promovendo a presença responsável de cada umserão disponibilizados alguns serviços de apoio e ambientes para estudo e trabalho a quem desejar a partir de outubroMais detalhes a respeito dos serviços e espaços que serão oferecidos devem ser divulgados até o fim deste mês. 

Confira as orientações por área 

  • GRADUAÇÃO: aulas teóricas seguem online e atividades práticas seguem o planejamento de retomada ao longo dos próximos meses, a partir das orientações da Prograd.
  • PESQUISA E PÓS (STRICTO SENSU): aulas teóricas seguem online e atividades práticas seguem o planejamento de retomada ao longo dos próximos meses, conforme orientações da Propesq; atividades de pesquisa em laboratórios estão autorizadas, assim como o acesso às estruturas de pesquisa para estudantes de mestrado e doutorado que tenham a condução de seus estudos inviabilizada de maneira remota. As orientações para a realização de atividades de pesquisa podem ser acessadas neste link.
  • PÓS (LATO SENSU): as aulas irão iniciar em outubro conforme calendário específico de cada curso. Para este retorno, um modelo remoto foi especialmente desenvolvido e será adotado até que o retorno presencial seja considerado uma possibilidade segura para professores e alunos. Este modelo garante o ensinoaprendizagem, bem como a interação entre aluno e professores. Detalhes sobre as particularidades de cada curso, da plataforma e do ambiente virtual de aprendizagem serão comunicados de forma individual, por e-mail, até três dias antes do início do curso. 
  • EXTENSÃO (CURSOS E IDIOMAS): acompanhará o posicionamento institucional e permanecerá no modelo remoto já adotado. 
  • PARQUE ESPORTIVO: após o decreto nº 20683 de 10 de agosto, que regulamenta o funcionamento de atividades na cidade de Porto Alegre, foram retomadas gradualmente as atividades da Escola de Natação, Academia de Ginástica, Escola de Futebol Orlando City e quadras de Tênis. 
  • ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E DEMAIS ESTRUTURAS DA UNIVERSIDADE: por seguirem formatos diferentes de trabalho e regulações específicas, há diferentes realidades para as demais frentes de atuação da Universidade. Algumas áreas estão atuando presencialmente desde o começo por serem atividades essenciais, outras em teletrabalho, e alguns setores já estão atuando no modelo de rodízios de equipes. Assim, o ritmo de retomada seguirá sendo planejado gradualmente junto às lideranças. 

Prevenção e contenção de riscos 

Ao longo desses meses, além de se preocupar em manter a excelência nas aulas e atividades remotas, a PUCRS providenciou todas as adequações necessárias para proteger o grupo de profissionais que integram atividades essenciais no Campus, cumprindo protocolos rígidos de prevenção e cuidado. Confira a síntese das principais medidas: 

  • Adequação rigorosa às recomendações dos órgãos públicos, entidades de representação profissional e a legislação vigente; 
  • Criação do Plano Institucional de Prevenção e Redução de Riscos; 
  • Implementação do próprio Centro de Operações de Emergência em Saúde para casos de Covid-19; 
  • Sinalização todos os ambientes de maneira orientativa e clara; 
  • Fornecimento de EPIs necessários para profissionais, pesquisadores e estudantes; 
  • Implementação de novos protocolos de higienização e desinfecção e adequação dos modelos de atendimento. 

Tomamos todas as medidas necessárias para tornar nosso Campus um ambiente seguro. Mas a contenção da doença depende da presença responsável de cada um de nós, onde quer que estejamos. Assim, reforço a importância de seguirmos firmes na manutenção de hábitos de prevenção”, reforça o reitor. A Universidade segue atenta às recomendações e decretos do poder público e priorizando a saúde e o bem-estar da comunidade universitária.

Confira o vídeo sobre os cuidados que estão sendo tomados na Universidade