Aula inaugural com Muniz Sodré nas comemorações dos 50 anos da Famecos

O pesquisador e professor fala sobre as transformações da Comunicação

Por: Redação Ascom

05/10/2016 - 13h48
Muniz Sodré

Foto: Divulgação

O jornalista e sociólogo Muniz Sodré participa de aula inaugural em comemoração aos 50 anos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), quando falará sobre As Transformações da Comunicação nos Últimos 50 Anos. No dia 10 de outubro, às 20h, estudantes de Graduação, Pós-Graduação e demais interessados terão a oportunidade de assistir a um dos grandes pensadores contemporâneos da Comunicação no Brasil. Autor de quase uma centena de livros e artigos acadêmicos, e também algumas obras de ficção, Sodré é um dos teóricos na área que mais tem circulação e respeitabilidade no Exterior. O evento tem entrada franca e será realizado no auditório da Famecos, prédio 7 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Não é necessário fazer inscrições previamente, mas como as vagas são limitadas, a participação ocorre por ordem de chegada. A palestra também poderá ser assistida pela transmissão ao vivo em facebook.com/eusoufamecos.

Muniz Sodré é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Sociologia da Informação e Comunicação pela Université Paris IV (Paris-Sorbonne) e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao longo da sua trajetória acadêmica, exerceu o cargo de presidente da Fundação Biblioteca Nacional entre 2009 e 2011 e, atualmente, é professor titular na Escola de Comunicação da UFRJ. Há alguns anos, Sodré afirmou que o papel do jornalista corresponde a ser intérprete qualificado de uma realidade que deve ser contextualizada, reproduzida e compreendida nas suas relações de causalidade e condicionamentos históricos.