Audições para o Coral da PUCRS estão com inscrições abertas

Interessados/as podem se inscrever até 21 de fevereiro. A participação no Coral da PUCRS e no Coro de Câmara é voluntária e gratuita

25/01/2023 - 14h00
audições para o coral da pucrs

Foto: Giordano Toldo

As inscrições para o processo seletivo do tradicional Coral da PUCRS e para o novo Coro de Câmara da PUCRS estão abertas. Os/as interessados/as podem realizar a inscrição até o dia 21 de fevereiro. A participação em ambos os grupos é voluntária e gratuita. As audições ocorrem no 2º andar do Salão de Atos Ir. Norberto Rauch, na PUCRS, entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março, conforme agendamento online.

As vagas para participar dos processos seletivos são abertas a pessoas internas e externas à Universidade, desde que sejam maiores de 18 anos, residentes em Porto Alegre ou Região Metropolitana e preencham os pré-requisitos especificados nos itens a seguir.  

Coral da PUCRS 2023 

O Coral da PUCRS, atualmente regido pelo maestro Marcio Buzatto, é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Com 67 anos de história, foi e ainda é protagonista de shows, musicais, óperas, oratórios e concertos sinfônicos, com destaque para sua participação no show dos Rolling Stones em 2016. Possui um repertório diversificado em estilos, línguas e períodos da história, tendo como base a música de concerto. Saiba mais aqui. 

A audição para o Coral da PUCRS consiste em uma entrevista de aproximadamente 20 minutos sobre a experiência vocal de cada candidato, com realização de exercícios vocais para verificação de extensão e a tessitura vocal, assim como afinação, ritmo, volume, timbre e musicalidade.

Clique aqui para se inscrever. 

Pré-requisitos: 

  • Ter experiência de dois anos ou mais em coral, ou solo. 
  • Ter disponibilidade para ensaios nas quintas-feiras, das 19h às 22h, na PUCRS e em eventuais apresentações. 

Coro de Câmara da PUCRS 2023 

O Coro de Câmara da PUCRS, que também será regido pelo maestro do Coral da PUCRS, Marcio Buzatto, é um grupo novo e pequeno, voltado para a prática do solfejo e da leitura musical em coro. Quem fizer parte deste grupo participará automaticamente do Coral da PUCRS como parte do trabalho. Além da leitura musical, será realizado repertório com foco na música erudita ocidental.  

A audição consiste em uma entrevista de aproximadamente 20 minutos. Cada candidato precisa trazer seu diapasão pessoal (diapasão de garfo em lá) para pegar o tom sozinho e fazer a leitura à primeira vista de 3 solfejos simples, cada um com 4 compassos. Também serão propostos exercícios vocais para verificar extensão e tessitura vocal, assim como musicalidade. 

Clique aqui para se inscrever.  

Pré-requisitos: 

  • Ter experiência com solfejo e leitura musical à primeira vista. 
  • Ter disponibilidade para ensaios nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na PUCRS e em eventuais apresentações 

Serviço 

  • O quê: Audições do Coral da PUCRS 
  • Data: até 21/02 (inscrições); 22/02 até 07/03 (audições) 
  • Horário: Conforme agendamento online 
  • Local: 2º andar do Salão de Atos Ir. Norberto Rauch (prédio 4)   
  • Inscrições: Gratuitas, pelos links: Coral | Coro de Câmara 

Leia Mais Veja todas