Artigo: Ciência que transforma

Ir. Manuir Mentges, vice-reitor da PUCRS, reflete sobre o impacto da pesquisa na sociedade

23/12/2022 - 14h51

Ir. Manuir Mentges, Vice-reitor da PUCRS
/ Foto: Giordano Toldo

Ao longo da história, a Igreja Católica e suas instituições se constituíram como espaços de referência em educação. Mesmo mantendo força e relevância, é preciso reafirmar essa formação de excelência, especialmente quando falamos em educação superior. Como espaço privilegiado de geração e difusão do conhecimento, a PUCRS é hoje uma instituição de vanguarda para a promoção da ciência no Brasil. Alcançar o conceito 6 na Avaliação Quadrienal da Capes, melhor resultado de sua história, comprova sua relevância: são 16 programas de pós-graduação com excelência internacional.  

Uma trajetória acadêmica requer dedicação, foco, orientação e, se o percurso for fruto de uma escolha pessoal e profissional, reverte-se em desenvolvimento de potencial. Essa perspectiva, da relação entre formação e impacto social, caracteriza as instituições que têm como ethos a confessionalidade católica e a identidade comunitária. A partir dos inúmeros avanços tecnológicos, temos hoje a possibilidade de alavancar ações de ensino, pesquisa e extensão de maior sinergia e articular com agentes da sociedade e as demais universidades.  

Mais do que nunca as instituições são conclamadas ao protagonismo, ao seu papel inerente e de vanguarda na geração, armazenamento, disponibilidade e transferência de conhecimento. A relevância da educação superior se manifesta também no compromisso estabelecido para a promoção da inovação, do desenvolvimento sustentável, do bem-estar e da coletividade. Por isso, a responsabilidade social conecta-se com o modus operandi e com a identidade institucional de uma IES, perpassando desde o projeto educativo até as práticas de gestão, retroalimentando saberes e fazeres da comunidade acadêmica.  

O século XXI nos coloca diante de um conhecido dilema: de que forma a Educação poderá contribuir para a resolução dos problemas complexos e das diferentes necessidades econômicas, culturais, políticas e sociais? A pesquisa, por si só, tem um inestimável valor, mas quando aplicada aos desafios e aos problemas reais da sociedade, revela-se potente e protagonista, tornando factível sua razão de ser e existir. A pesquisa produz ciência e a ciência transforma a sociedade e as pessoas para melhor. 


Leia Mais Veja todas