Arte, robótica e iniciação científica reúnem estudantes e educadores maristas no Campus

Atividades ocorrem nos dias 3 e 4 de outubro

01/10/2019 - 17h26
Festival_robotica_rede_marista

Festival é aberto ao público / Foto: Divulgação

Em outubro, três eventos reúnem tecnologia, pesquisa e cultura promovidas pela comunidade marista no Campus da PUCRS. O Festival Marista de Robótica, a Mostra Marista de Iniciação Científica e a Mostra Marista de Arte ocorrem de forma simultânea, ao longo dos dias 3 e 4, promovendo espaços para integração e troca de conhecimentos entre as cerca de 4 mil pessoas esperadas.

As atividades acontecem nos Prédios 40 e 41 da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681- Porto Alegre/RS) ​e envolvem estudantes, educandos e educadores de instituições de Educação Básica e Ensino Superior (públicas e privadas) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e do Chile. No dia 4 a Universidade também realiza o Open Campus, que convida os jovens a conhecerem de perto o ambiente acadêmico.

Festival Marista de Robótica
Um dos principais eventos do segmento no país, o Festival Marista de Robótica​ receberá cerca de 2 mil participantes, convidados a apresentar projetos e pesquisas que envolvem robótica educacional, codificação e empreendedorismo. Esta edição terá como tema Os desafios e impactos da exploração espacial, em homenagem aos 50 anos da chegada do astronauta Neil Armstrong à Lua.​ As tarefas envolverão as equipes em missões que simulam ações protagonizadas na época do primeiro passo em solo lunar e atividades de preparação para a viagem a Marte, um dos principais objetivos da atualidade nas agências espaciais. São quatro modalidades: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias. Uma das novidades da edição deste ano fica por conta dos materiais utilizados nos troféus e medalhas. A exemplo do que será realizado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, as premiações entre​gues aos vencedores serão produzidas de forma sustentável, utilizando placas de circuitos eletrônicos reaproveitadas.

mostra_cientifica_rede_marista

Trabalhos científicos produzidos nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista serão apresentados no Prédio 40 / Foto: Divulgação

Mostra Marista de Iniciação Científica
O prazer da descoberta e da experimentação que a construção do conhecimento científico proporciona desperta cidadãos questionadores e críticos, capazes de relacionar saberes e redescobrir a aplicação das teorias no cotidiano. Essa é uma prática incentivada diariamente nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, envolvendo crianças e jovens na realização de projetos de pesquisa científica de forma sistemática, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem. A Mostra Marista de Iniciação Científica é a culminância desse processo. Em 2019, o encontro reunirá mais de 90 trabalhos selecionados nos eventos científicos realizados nas unidades maristas, produzidos por crianças e jovens dos Anos Finais ao Ensino Médio. Esta edição, que ocorre no dia 3 de outubro, contará com uma série de iniciativas para evidenciar o compromisso com a sustentabilidade ambiental e reduzir a utilização de plástico. Os participantes receberão lápis ecológicos e canecas feitas de fibra de coco, material ecologicamente correto e reutilizável. Os porta-crachás foram confeccionados com lonas reaproveitadas de edições passadas da Mostra, e os próprios crachás são feitos com papel semente – para que os estudantes plantem mudas de Cravo Francês em suas casas. Os momentos de intervalo também foram planejados com esse viés, e os lanches serão oferecidos em porções individuais, para evitar o desperdício, e feitos com embalagens sustentáveis​.

Mostra Marista de Arte
Realizado pela primeira vez em 2018, o evento nasceu com a intencionalidade de valorizar a criação artística desenvolvida pelos nossos estudantes e educandos. Trata-se de uma iniciativa que visa reconhecer as múltiplas manifestações culturais, promovendo um espaço de expressão e celebração da arte, a partir do jeito marista de educar e aprender. Mais de 400 projetos ficarão expostos durante a edição 2019 da Mostra, que ocorre nos dias 3 e 4 de outubro, no Prédio 41 da PUCRS. A programação conta com 30 apresentações presenciais – entre música, teatro, dança e declamação de poesia – envolvendo estudantes, educandos e educadores.