Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Arquitetura de Interiores: curso alia estética e funcionalidade de ambientes internos

PUCRS oferece especialização na área com foco em ambientação, reforma e revitalização de espaços

07/02/2020 - 11h03
arquitetura,interiores,arquitetura de interiores,especialização,pós,pós-graduação,escola politécnica

Estudantes serão capacitados a atuar em diversas áreas, podendo ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho / Foto: Shutterstock

Distribuição de espaços, iluminação, influência das cores, escolha de revestimentos e noções de acústica. Esses são alguns dos principais focos da arquitetura interiores. Apesar de ser frequentemente associado à decoração, esse ramo da arquitetura vai muito além de projetar ambientes visualmente bonitos: as necessidades de ocupação dos espaços, o uso de materiais e questões relacionadas à iluminação, ergonomia, utilização de ar condicionado e sustentabilidade também devem ser consideradas pelos profissionais.

Por aliar estética e funcionalidade, o mercado para arquitetos de interiores segue em alta. Pensando nisso, neste semestre a PUCRS está oferecendo a especialização em Arquitetura de Interiores da PUCRS. O curso irá capacitar os profissionais a realizar seu trabalho entendendo todo o desenvolvimento de um projeto, desde os passos iniciais até a entrega. Assim, além das questões mais práticas que dizem respeito à arquitetura de interiores, temas como apresentação de projetos e o cálculo de honorários também serão abordados nas aulas.

“O curso pretende reunir as expertises de mercado e acadêmico, visando aprofundar o conhecimento no assunto. As disciplinas abordarão o relacionamento do arquiteto com o cliente, para que o aluno tenha a real noção da prática de mercado; mídias sociais; comportamento do consumidor; psicologia do ambiente; além, é claro, das disciplinas de interiores”, destaca a coordenadora do curso, professora Isabel Benedetto.

Currículo diverso para um mercado mais amplo

A especialização é voltada a graduados em Arquitetura e Urbanismo e em Engenharia que tenham interesse na área de ambientação, reforma e revitalização de espaços interiores e de transição. Uma base completa de disciplinas de interiores residenciais, comerciais, pousadas e consultórios irá capacitar os estudantes a atuar nas mais diversas áreas da arquitetura de interiores, podendo ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho. Além disso, História da Arte, Empreendedorismo e Mídias Sociais também serão alguns dos temas trabalhados em aula.

Professores são referência na área

Um dos diferenciais do curso de Arquitetura de Interiores é o corpo docente. As disciplinas contam com professores qualificados e reconhecidos como referências no mercado. Conheça alguns dos nomes e as disciplinas que irão ministrar:

  • Renata Pena – Técnicas de Negociação e Comportamento do Consumidor

Especialista em estratégias para o mercado de arquitetura e design. Graduada em Relações Públicas (2003), viveu em São Paulo por 11 anos, trabalhando nas áreas de marketing e vendas em incorporadoras e bancos. Foi convidada para gerenciar um escritório de arquitetura de interiores, onde percebeu o quanto sua experiência poderia ajudar outros arquitetos nas soluções dos problemas do dia a dia. Em 2016, de volta a Porto Alegre, iniciou a sua empresa e já atendeu mais de 100 escritórios em todo o País. Está presente em eventos de marketing, como o Dia da Gestão; Didi Duarte e Renata Pena; e Meber e Donna Casa&Cia: Mostra Morar Mais.

  • Erika Muller Listo – Projeto de Interiores V: Arquitetura Área da Saúde e Planejamento e Cronograma

Formada em Arquitetura e Urbanismo (1998) e pós-graduada em Arquitetura Hospitalar. Possui experiência em projetos residenciais e comerciais, sobretudo na área médica e de arquitetura de interiores. Membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS) e da Associação Brasileira para Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). Profissional CasaCor Rio Grande do Sul.

  • Francisco Franck – Projeto de Interiores I, Detalhamento de Mobiliário e Projeto de TCC

Formado em Arquitetura e Urbanismo (1998), especialista em Arquitetura de Interiores e mestre em Engenharia Civil com ênfase em Marcenaria. Possui escritório atuante em arquitetura de interiores e projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Participante de seis edições da Mostra Casa&Cia e de dez edições da CasaCor.

BIM: metodologia será obrigatória em projetos e construções brasileiras

Outra novidade na área de Arquitetura é a especialização em Building Information Modelling (BIM), que consiste em uma metodologia inovadora que estabelece as diretrizes e parâmetros necessários para um fluxo de trabalho mais assertivo na elaboração de projetos e construções. A partir de 2021, o BIM será obrigatório para editais e licitações públicas no Brasil. O curso da PUCRS é o primeiro a ser oferecido por uma universidade no Estado e permite que os profissionais do ramo se atualizem de forma ágil. Clique aqui para saber mais.

Matrículas abertas

Os cursos de especialização em Arquitetura de Interiores e BIM estão com matrículas abertas. Ambos são promovidos pela Escola Politécnica e têm o começo das aulas programado para março.