Áreas de inovação e Smart Cities são discutidas em Conferência Mundial da Iasp

Evento ocorreu em Moscou, na Rússia

Por: Redação Ascom / Tecnopuc

26/09/2016 - 14h36

Rafael Prikladnicki na 33ª Conferência Mundial da IaspRepresentantes do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) participaram da 33ª Conferência Mundial da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), que ocorreu de 18 a 23 de setembro em Moscou, na Rússia. Trata-se do principal evento internacional na área de ambientes de inovação.

Entre os painéis apresentados durante o congresso, recebeu destaque o realizado pelo diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, que abordou a relação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS com a cidade de Porto Alegre e, em especial, com o projeto da revitalização do 4º Distrito. Dividindo o palco com representantes de 14 cidades do mundo que desenvolvem projetos na linha de Smart Cities, Prikladnicki falou sobre a origem do Tecnopuc e do seu papel para a Universidade. Destacou, também, a parceria entre a PUCRS, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o La Salle Campus Barcelona – Universitat Ramon Llull, que busca o desenvolvimento da região do 4° Distrito da Capital gaúcha.

Projetos internacionais

Presente na Conferência da Iasp, representando a PUCRS e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade, Jorge Audy, adiantou que no dia 21 de outubro o novo presidente da entidade, Josep Piqué, de Barcelona, estará em Porto Alegre. Nesta data, às 14h, no Global Tecnopuc, será realizado um Seminário de Acompanhamento do Projeto do Quarto Distrito, com a presença de representantes da Prefeitura de Porto Alegre, da Câmara de Vereadores, da UFRGS e de outras instituições envolvidas no projeto, coordenado pelo Secretário da Fazenda da Capital, Jorge Luis Tonetto.

Durante o Seminário será apresentado o plano para o Quarto Distrito, elaborado pela equipe coordenada por Benamy Turkienicz (UFRGS). Segundo Audy, a vinda de Piqué antecede a participação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre no Smart City Expo Barcelona, evento que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de novembro, na Espanha, onde o projeto será então apresentado pelo Prefeito da Capital, José Fortunatti.

Durante o Smart City Expo também serão realizadas rodadas de negócios com investidores, organizadas pela Iasp, que convidou o Secretário Jorge Tonetto para representar a cidade de Porto Alegre.