Alunos internacionais assistem à abertura da Copa

Ação reuniu estudantes de diversos países na Assessoria de Cooperação Internacional

15/06/2018 - 09h42
mobilidade acadêmica,copa do mundo 2018

Torcida internacional curtiu primeiro jogo da Copa
Foto: Thais Gonçalves

Os alunos internacionais que estão estudando na PUCRS neste semestre já entraram no clima da Copa do Mundo 2018. Uma manhã de integração foi planejada pela Assessoria de Cooperação Internacional para reunir a equipe da Mobilidade Acadêmica, estudantes estrangeiros e amigos universitários nesta quinta-feira, 14 de junho, no andar térreo da Reitoria. No ambiente, com decoração temática, os estudantes assistiram à cerimônia de abertura e ao primeiro jogo do campeonato mundial, Rússia versus Arábia Saudita. Além da programação no telão, o grupo também participou de um quiz para testar os conhecimentos sobre o universo do futebol.

Com representantes da Espanha, Inglaterra, México, Colômbia, Uruguai, Alemanha, Itália e França, o encontro contou com torcida, palpites e muita integração. Os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre a paixão pelo futebol em seus países e conhecer um pouco mais sobre a cultura dos colegas.

De olho na taça

As colombianas Daniela Chacón e Daniela Morales, da Corporación Universitaria Minuto de Dios, estão na PUCRS desde fevereiro estudando Jornalismo na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Sobre a torcida para este ano, as opiniões divergem. Enquanto a primeira afirma que torcerá pelo Brasil, a segunda diz que sonha ver a taça sendo conquistada pelo selecionado de sua terra natal, Colômbia.

“Quero ver o Brasil e a Alemanha na final. Mas, desta vez, torço para que o Brasil leve o título”, comenta Daniela Chacón. Já a amiga colombiana acredita que Argentina e Alemanha disputarão o título final.

Para o britânico Edward Owen, da Newcastle University e estudante de História na Escola de Humanidades, a torcida será para Inglaterra. Fã de futebol, o aluno assistirá parte do campeonato no Brasil e, os últimos jogos, já de volta ao país de origem. Sobre seu palpite a respeito da final, Owen arrisca: Brasil e Alemanha na final e a Alemanha levando, novamente, o título.