Alunos do Teccine levam cinema gaúcho a festivais internacionais

Curtas “Flores” e “Antes de Lembrar” são apresentados na Inglaterra e na Holanda

26/01/2018 - 10h56

Flores

Foto: reprodução

O curta “Flores”, produzido por alunos e diplomados do curso de Produção Audiovisual (Teccine), da Escola de Comunicação, Artes e Design, está marcando presença em festivais internacionais. Participou da 2ª Muestra de Cine Queer, em Bucaramanga (Colômbia), do 10º OMOVIES – LGBT Q Film Festival, em Napoli (Itália), do 6º Mumbai Shorts International Film Festival 2017, em Mumbai (Índia) e de 23 a 25 de fevereiro estará no Watersprite Film Festival, em Cambridge (Inglaterra). Ainda, foi selecionado para a 4ª Edição do Tlanchana Fest, Festival de Cine y Arte Digital, que acontecerá em Metepec, no México, de 11 a 15 de Abril. Além disso, também integrou a programação de eventos nacionais, no 10º Festival Curta Cabo Frio (RJ), na Mostra Criar na Cidade (Pelotas/RS), no 3º FFF – Festival de Filmes de Faina (GO) e no Cine MIS – Mostra de Cine Museu da Imagem e do Som (SP).

Escrito e dirigido pelos estudantes Vado Vergara e Henrique Bruch, o curta é uma realização do Teccine e da Pocilga Filmes, e conta com atuação de alunos do Teccine em diversas funções, como produção executiva, arte e produção de elenco, entre outras. As imagens foram feitas no LAB V, da PUCRS, com duas diárias na “Ocupação Violeta”. Já a edição e finalização de som e imagem duraram um ano após a formatura dos estudantes, em julho de 2016, e foram realizadas pela produtora de Vergara. “A PUCRS foi de essencial participação na trajetória do filme, desde a contribuição do conhecimento disponibilizado na formação acadêmica até a facilitação da produção de um filme, que hoje em dia está cada vez mais difícil com o sucateamento da cultura e todas as áreas sociais. Somos muito gratos pela liberdade de fazer o filme, tanto na forma quanto no conteúdo, e de poder circular um discurso sobre temas tão polêmicos na atualidade”, afirma.

Flores

Foto: Grégori Bertó

No festival Watersprite, o curta concorre na categoria de melhor cinematografia. Vado recebeu um convite para representar o filme e participar presencialmente da premiação. Ele embarca para a Inglaterra em 19 de fevereiro. “Fiquei muito feliz com reconhecimento do trabalho. O mais legal disso tudo são as possibilidades que a seleção no festival proporciona e o quanto isso pode interferir positivamente na distribuição e trajetória do filme dentro do circuito de festivais”, avalia. Dentro da programação do festival, acontecerá o evento Pitch Perfect, para o qual Vergara enviou seu próximo projeto chamado “Front”. Caso seja selecionado e vença, ele terá a oportunidade de apresentá-lo para profissionais da BBC e da Bankside Films.

O curta de 17 minutos aborda o crescimento de grandes centros urbanos e mercado imobiliário enquanto pessoas são despejadas destes espaços que estavam ociosos e acompanha o dia de dois jovens que buscam compreender a relação afetiva que os une. Um deles, artista visual, divide a moradia ocupada com uma mulher trans de 70 anos viciada em drogas e busca a realização profissional em outra cidade.

Antes do Lembrar

Antes do lembrar

Foto: reprodução

Outra produção de diplomados do Teccine também marcou presença em terras estrangeiras. O curta “Antes do Lembrar”, realizado pela produtora Pátio Vazio, de Luciana Mazeto e Vinicius Lopes, e com produção executiva de Leandro Engelke, integra a mostra Bright Future Short do Festival Internacional de Filmes Rotterdam. O evento ocorre entre 24 de janeiro e 4 de fevereiro. O filme de 20 minutos explora o ato de contar e recontar histórias em sítios arqueológicos do RS e mostra como o homem recria o mundo a sua volta.