Alunos destacam o fortalecimento de aprendizados no Projeto Rondon

A experiência voluntária possibilita o desenvolvimento pessoal e de competências profissionais

13/09/2019 - 10h30
rondon, joão, raíssa, alunos

Raíssa Marques e João Vitor da Silva / Foto: Camila Cunha

“Uma lição de vida, solidariedade e de amor”. Para Raíssa Marques, 19 anos, graduanda do 4º semestre de Psicologia, esse foi o significado da participação no Projeto Rondon. A Operação João de Barro ocorreu entre os dias 17 e 28 de julho, em São José do Piauí (PI) e proporcionou aos oito alunos da PUCRS que integraram a missão vivências de voluntariado.

Para João Vitor da Silva, 19 anos, estudante do 4º semestre de Administração, a experiência possibilitou o desenvolvimento das competências de oratória, trabalho em equipe e sensibilidade. “A gente se humaniza muito mais. Não tenho palavras para definir o quanto isso é incrível. Eu me senti transbordando todos os dias”, conta.

A equipe de rondonistas da Universidade, composta por oito graduandos e dois professores, realizou 27 oficinas voltadas para a comunidade local no Piauí, com temas como educação, terceira idade e desenvolvimento pessoal. “Cada oficina foi singular, mas a gente pode se envolver em todas de alguma forma”, destaca Raíssa.

O acolhimento e o engajamento dos moradores da cidade também foi um ponto positivo da vivência para Silva. “Fiquei surpreso sobre a forma como eles nos acolheram. Mesmo sem nos conhecer tiveram muito carinho e levaram até flores”, descreve. Apesar do fim da Operação João de Barro, os participantes continuam envolvidos no projeto, construindo relatórios e dividindo suas experiências.

Quer saber mais sobre essa experiência? Participe de um bate-papo com os estudantes que atuaram na operação João de Barro do Projeto Rondon.

• Data: 18 de setembro
  • Horário: das 18h30min às 20h
  • Local: Prédio 50 – Auditório do 9° Andar
  • Inscrições gratuitas neste link.

Sobre o Rondon

A ação interministerial do Governo Federal, realizada em coordenação com os governos Estadual e Municipal, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, tem como objetivo somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. Em 2019, ocorre a Operação João de Barro, em dez cidades do Estado do Piauí.