Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Alunos de Psicologia criam série de vídeos sobre coronavírus

Iniciativa promove informações sobre saúde, autocuidado e saúde mental durante a quarentena

29/04/2020 - 13h46
Alunos de Psicologia criam série de vídeos sobre coronavírus   Iniciativa promove informações sobre saúde, autocuidado e saúde mental durante a quarentena

Foto: Pixabay

Um grupo de bolsistas do  Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, juntamente com seus colegas de aula, decidiu desenvolver uma série de vídeos sobre o coronavírus. Segundo eles, o sentimento de querer ajudar as pessoas a encontrar formas de lidar com as angústias e incertezas causadas pela pandemia era algo frequente. Foi assim que os conteúdos começaram a ser divulgados nas redes sociais do PET, abordando temas como saúde (física e mental) e autocuidado 

Vamos produzir vídeos sobre a perspectiva da pandemia na saúde coletiva, sobre os atravessamentos desse cenário nos contextos do trabalho, sobre estratégias para manutenção da saúde mental nesse momento atípico, dentre outros”, explica Milena Gelain, estudante do curso e bolsista do PET.  

Importância social 

Lidar com a saúde mental durante o isolamento social é um grande desafio, principalmente em um contexto de pandemia global, conta Milena. O confinamento, muitas vezes, expõe as pessoas a uma maior vulnerabilidade, ressaltando aspectos relacionados a ansiedade, depressão e estresse pós-traumático, independentemente de existir algum histórico de transtorno mental ou nãoFrente a tudo que estamos vivenciando, o projeto transmite informações e cria estratégias com profissionais e diferentes abordagensressalta a estudante. 

Ao normalizar a rotina, o grupo pretende voltar com as atividades fixas que foram suspensas por causa da quarentena, mas não descartam a possibilidade de reformulação do projeto para abordar outros assuntos.  

Assuntos atuais para conscientizar a população 

O próximo vídeo do projeto, que será postado nesta sexta-feira, 1 de maio, fala sobre o impacto do coronavírus no funcionamento das empresas e dos trabalhadores. Os principais assuntos serão as questões referentes ao modelo de home office e as demissões em massa, dois tópicos bastante comentados na mídia ultimamente. 

Outros vídeos já abordaram dicas de técnicas e estratégias que podem ser utilizadas em prol da saúde mental, e impactos de medidas restritivas e do isolamento social. 

A fala será conduzida por Jaqueline Maia Mânicaprofessora dcurso de Psicologia, coordenadora dos cursos de Extensão da PUCRS e gestora da Fundação Irmão José Otão (Fijo)responsável pelo Escritório de Carreiras. 

Saiba como participar 

A maioria dos convidados(as) e colaboradores dos vídeos são do curso de Psicologia, mas todos(as) são bem-vindos(as). Colegas de outras áreas, principalmente da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e da Escola de Humanidades, podem falar sobre diferentes pontos de vista”, destaca Milena. 

Quem quiser saber mais sobre o grupo e outros projetos pode acompanhar as atualizações pelo Facebook e pelo Instagram do PET Psicologia PUCRS (@petpsicopucrs). Sugestões, comentários e dúvidas podem ser enviados pelo email [email protected].