Alunos da Gastronomia participam do Disco Xepa Day

Evento incentivou o uso de alimentos que iriam para descarte por padrões estéticos

05/05/2017 - 16h12
Juliana Noal/Arquivo Pessoal

Alunos e professores do Curso de Gastronomia, da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, participaram, no dia 29 de abril, do Disco Xepa Day, ação contra o desperdício alimentar. Na atividade, voluntários são convidados a coletar, higienizar, cortar e cozinhar a xepa, nome popular do alimento que muitas vezes é descartado no final das feiras ou nos mercados por não se enquadrar nos padrões de estética comercial.

O evento teve abrangência mundial e, em Porto Alegre, ocorreu no Solar Coruja, espaço gastronômico no Centro da Capital, com a adesão da PUCRS e de mais quatro parceiros. Os alunos da Universidade participaram da iniciativa criando pratos sob a orientação dos professores. As porções foram distribuídas gratuitamente, como forma de conscientizar as pessoas para o aproveitamento integral dos alimentos.

2017_05_05-gastronomia_disco_xepa_day-03(907x612)(juliana_noal_arquivo_pessoal)O Disco Xepa Day ou World Disco Soup Day (nome original) foi promovido em 39 países, em 93 localidades diferentes, das quais 20 no Brasil, reunindo aspirantes e profissionais de cozinha no movimento de conscientização da sociedade e combate ao desperdício. O grande objetivo dos promotores é alertar para a contradição entre o volume de alimentos produzidos e o que realmente é aproveitado. A perda total é estimada em um terço do que é comercializado, ou 1,3 bilhão de tonelada, conforme dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A iniciativa é da Rede Jovem do Slow Food (Slow Food Youth Network), com membros em diversos países, e que difunde a prática do slow food, ou seja, a comida preparada com cuidado, levando em conta aspectos com ecologia, gastronomia, ética e prazer.