Alunos conhecem áreas da saúde da Universidade

Atividades do Open Campus movimentaram a manhã desta sexta-feira

25/09/2015 - 14h54

As atividades do Open Campus seguiram na manhã desta sexta-feira, 25 de setembro, e foram marcadas pela presença de diversos alunos do ensino médio. Os estudantes puderam aprender aspectos básicos de ensino da Educação Física, acompanhar a rotina do curso de Fisioterapia e presenciar de perto uma simulação de atendimento a um paciente na Medicina. No Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividades Físicas, o professor André Estrela, da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto, conversou com os alunos sobre a importância da atividade física para a boa qualidade de vida. “Dormir cedo, ter uma alimentação e hábitos saudáveis são essenciais para isso”, comenta.

Na Fisioterapia, os alunos foram acompanhados pela professora Adriana Kessler numa visita às aulas práticas do curso, que ocorrem no Centro de Reabilitação, junto ao Parque Esportivo da Universidade. Durante o encontro, eles puderam conhecer os laboratórios de Eletrotermoterapia e Fototerapia; Cinesiologia e Bases, Métodos e Técnicas de Avaliação; a área onde estão os boxes de atendimento e a sala neurofuncional, entre outros. Gabriela Fochesato, 18 anos, estudante do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Cristóvão Colombo, de Porto Alegre, conta que está dividida entre cursar Educação Física e Fisioterapia. “Os dois trabalham com o corpo e com exercícios para bem-estar, por isso minha dúvida. Mas, por enquanto, estou adorando ver como funciona o dia a dia de um aluno da Fisioterapia”.

Já na Faculdade de Medicina, os participantes viram de perto uma simulação de atendimento a um paciente. A aluna Alexandra Todescatto, do 4º ano de Medicina, ensinou os cinco passos iniciais de uma ação segura: proteção da coluna cervical e observação das vias aéreas; ventilação; circulação e controle de hemorragias; disfunção neurológica e a verificação de como está o corpo da vítima, a chamada exposição. Para a aluna do 2º ano do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado, Isadora Jacobs, 16 anos, o exercício foi interessante por ilustrar o que acontece na realidade de um médico. “Com essa atividade consegui ver e entender mais sobre o curso, mesmo que a minha primeira opção seja Medicina Veterinária”, comenta.