Alumni é o guardião das obras do Hospital de Clínicas

Engenheiro atua como assessor do Ministério de Educação para assuntos de infraestrutura hospitalar

25/10/2017 - 15h25
Fernando Martins Pereira da Silva, Hospital de Clínicas

Fernando Martins
Foto: Bruno Todeschini

Há 18 anos, a vida do engenheiro civil Fernando Martins Pereira da Silva tomou outro rumo. Formado pela PUCRS em 1993, tinha escritório no campo de cálculo estrutural, mas a doença da filha Gabriele, então com 4 anos, motivou a sua decisão de ingressar no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Estaria mais perto de especialistas e de recursos para ajudá-la a conviver com uma diabetes de difícil controle. Hoje fiscaliza as obras que dobrarão a área assistencial da instituição. Somente os leitos de CTI aumentarão de 35 para 110. De 15, as salas cirúrgicas serão 40.

Com a tarefa, que deve ser concluída em 2018, Martins se tornou assessor do Ministério da Educação para assuntos de infraestrutura de hospitais e universidades federais. De 2011 a 2014, acompanhou construções em todos os estados brasileiros.

 

Mestre em Medicina e Engenharia

Para o engenheiro, uma das deficiências no setor da saúde é a análise da viabilidade econômica de projetos. Criou um programa de computador visando calcular os custos. Percorreu País, a convite do Ministério da Saúde, ensinando como aplicar essa metodologia e verificar, por exemplo, se vale a pena comprar um equipamento ou vacinar toda a população. Daí a fazer o Mestrado em Medicina – Epidemiologia na UFRGS foi um passo. Também é mestre em Planejamento Urbano Regional pela universidade federal e está no doutorado.

Saiba mais sobre a trajetória de Fernando Martins na reportagem da Revista PUCRS.


Leia Mais Veja todas