Alumni do Teccine conquistam prêmios na Mostra Gaúcha de Curtas

As produções Gestos e Solito foram reconhecidas durante 45º Festival de Cinema de Gramado

21/08/2017 - 15h14
Alumni, Festival de Cinema de Gramado

Alberto Goldim e Júlia Cazarré receberam prêmio
Foto: Vanessa Mello/PUCRS

Dois filmes produzidos por alumni do Teccine – curso superior de tecnologia em Produção Audiovisual da PUCRS foram selecionados para serem exibidos na mostra gaúcha de curtas metragens durante o 45º Festival de Cinema de Gramado, neste domingo, 20 de agosto, e foram premiados. O curta Solito ficou com o Troféu Assembleia Legislativa de melhor direção de arte, para Eduardo Reis. O filme de 5 minutos foi produzido como trabalho de conclusão de curso em 2016 e é uma animação sobre a solidão de um morador de rua.

O curta Gestos, dirigido pelos recém diplomados Alberto Goldim e Júlia Cazarré, levou o Prêmio Aquisição TVE, que consiste no licenciamento do filme para ser exibido na emissora. “Esse é o primeiro festival que participamos e já tivemos nosso trabalho reconhecido. Isso é um grande estímulo, todo o nosso esforço ao longo do curso resultou em algo concreto”, diz Goldim. A narrativa de 11 minutos mostra a todas as formas de comunicação não verbal entre uma jovem que trabalha em uma livraria e um freqüentador assíduo.

Júlia e Goldim se formaram no curso superior de tecnologia em Produção Audiovisual da PUCRS no sábado, 19 de agosto, e no domingo já estavam apresentando o primeiro curta que dirigiram juntos e levando um importante reconhecimento para casa. “É uma validação de que estamos no caminho certo”, destaca Júlia. Ambos atuam como voluntários na atuação do Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS durante o 45º Festival de Cinema de Gramado.