Alumna de Administração recebe prêmio Forbes Under 30

Patrícia Turmina, CEO da Royal Trudel, está entre os mais brilhantes jovens bem-sucedidos em suas áreas de atuação

31/01/2023 - 15h26
royal trudel

Foto: Arquivo pessoal

A alumna do curso de Administração, da Escola de Negócios da PUCRS, Patrícia Turmina, 28 anos, recebeu o concorrido prêmio Forbes Under 30 (2022), um reconhecimento aos jovens mais influentes e bem-sucedidos em suas respectivas áreas de atuação. Patrícia, que se formou em 2016, é uma das fundadoras e CEO da Royal Trudel. 

Logo após se formar, Patrícia fundou, com o irmão Luis Turmina, Engenheiro de Produção formado pela Escola Politécnica da PUCRS, a Royal Trudel, primeira rede de franquias do segmento de alimentação especializada em Trudel, um doce originário da Romênia. Ambos, conheceram o doce por uma foto, depois que os pais retornaram de uma viagem feita ao leste europeu.  

Patrícia conta que veio de uma família empreendedora raiz. Seus pais começaram do zero, em uma cidade pequena e em meio a condições socioeconômicas desfavoráveis.

“Eles batalharam muito para que eu e meu irmão tivéssemos as facilidades que tivemos. Por isso, foi tão natural que enxergássemos o empreendedorismo como uma forma de realização, e o ser humano como protagonista da própria história”, conta.  

Mesmo sem saber que se tornariam sócios, os dois irmãos acabaram desenvolvendo competências complementares por meio das suas graduações. “Nosso maior exemplo sempre esteve dentro de casa, mas obviamente o contexto acadêmico, os nossos professores e colegas também tiveram um papel importante nas nossas trajetórias e decisões”, declara.  

Pioneirismo, dedicação e reconhecimento 

Sem nunca ter provado ou visto um trudel, o pioneirismo dos irmãos e a vontade de empreender levaram a fabricar o doce no Brasil e, hoje, comemoram o sucesso da franquia que tem mais de 50 lojas espalhadas pelo País e encerrou o ano de 2022 com um faturamento de R$ 30 milhões. Atualmente, a rede Royal Trudel atua em 14 estados, do Sul ao Nordeste do Brasil. 

Leia também: Descubra como escolher a pós-graduação certa para você

Patrícia lembra, em especial, que em uma das cadeiras na graduação realizou um projeto de consultoria para pequenas empresas: “Fizemos uma série de visitas de campo, conhecendo microempreendedores, realizando diagnósticos e planos de ação. Lembro que ingenuamente, na época, fiquei surpresa com a falta de gestão e visão estratégica de pequenos comerciantes. Posteriormente, no começo da Royal Trudel, me vi atolada em tarefas operacionais, dormindo pouco, trabalhando muito, sem conseguir dar conta de tudo. Tudo fez sentido! Eu sequer tinha tempo para me alimentar, quem dirá para pensar estrategicamente. Lembrei muito daquele projeto e de como, na teoria, tudo parece muito fácil. Mas esse contato com a vida prática e real é o grande diferencial de uma boa formação empresarial, e consegue antecipar as verdadeiras dificuldades”.  

royal trudel

Foto: Arquivo pessoal

Trajetória de sucesso foi trilhada também na Universidade

Patrícia Turmina é um exemplo de empreendedorismo de sucesso, agora coroado com esta importante premiação. “Receber o prêmio Forbes Under 30 é muito gratificante, pois marca o reconhecimento de todo esforço e trabalho ao lado do meu irmão. Espero inspirar outros empreendedores a seguirem seus sonhos e alcançarem o sucesso”, diz a jovem empresária. 

Entre as lembranças de sua passagem pela instituição ela destaca o fato de a PUCRS ser uma universidade que desafia e instiga os alunos a se desenvolverem de forma abrangente ao mesmo tempo em que abre um leque de conhecimentos.

“Durante a graduação em Administração, pude descobrir e aprimorar minhas principais competências, enfatizando as áreas de maior interesse”.

A coordenadora do curso de Administração, professora Ionara Rech, ressalta a honra que é ver os/as alumni PUCRS brilhando no mercado:

“Acompanhando a trajetória da Patrícia e de seu empreendimento percebemos claramente competências empreendedoras, de liderança e de inovação que foram desenvolvidas, além de visão de futuro e, obviamente, muito trabalho duro que deve ter acontecido até a chegada desse importante reconhecimento. Ficamos muito felizes por contribuir com essa trajetória porque ela traduz as competências que procuramos desenvolver em nossos/as estudantes. Parabéns e muito sucesso nessa jornada. Comemoramos com ela, com certeza”, destaca.

estude administração na pucrs


Leia Mais Veja todas