5 dicas de alimentação para quem pratica esportes no inverno

Época mais fria do ano pede cuidados reforçados para quem se exercita

07/07/2022 - 11h29
esportes no inverno

Foto: Alesia Kozik/Pexels

Durante o inverno, é comum que as pessoas apresentem um apetite maior – principalmente por alimentos gordurosos – e menos disposição para sair de casa e praticar atividades físicas. No entanto, há aqueles que vão na contramão dessa tendência e procuram manter o hábito de fazer exercícios mesmo nos dias mais frios.

Quem está nesse caminho são os comunicadores Alice Bastos Neves e Luciano Périco, que protagonizam a série Caminhos Para a Vitória. Produzida pelo Grupo RBS em parceria com a PUCRS, e exibida às terças-feiras durante o Globo Esporte, a série em formato de reality show foi gravada em diferentes lugares do Campus da Saúde, como o Hospital São Lucas e o Parque Esportivo.

A segunda temporada, cujo primeiro episódio estreou no dia 17 de maio, acompanha Alice e Lucianinho se preparando para cobrir a Copa do Mundo no Catar, que ocorrerá em novembro deste ano. Além da imersão nos aspectos da cultura local, os episódios mostram os jornalistas indo a consultas médicas, treinos de academia e até mesmo correndo na Rústica de Porto Alegre.

Para aqueles que, assim como os dois apresentadores, pretendem manter o hábito da prática de esportes no inverno e, ao mesmo tempo querem cuidar da alimentação, o professor Giuseppe Potrick Stefani, docente do curso de Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, dá dicas de como cuidar do bem-estar físico nos dias mais gelados. Confira:

1) Mantenha-se hidratado

É importante manter a hidratação tanto antes quanto após o exercício físico. Durante o inverno podemos reduzir naturalmente o consumo de líquidos sem mesmo perceber. Tomar de um a dois copos médios e meio duas horas antes do início do exercício garantirá que você irá iniciar o treino hidratado(a).

2) Preste atenção aos sinais do corpo

Fique atento(a) aos sinais que seu corpo está comunicando. No frio, geralmente comemos mais e fazemos refeições com um padrão mais denso de energia. A sensação de saciedade após uma refeição pré/pós-treino deve ser observada com cautela para não haver exageros no consumo.

3) Busque opções quentes de lanches

Caminhos para a Vitória será protagonizado por comunicadores do Grupo RBS

Reality show será protagonizado pelos comunicadores Luciano Périco e Alice Bastos Neves / Foto: André Ávila/Agência RBS

É sempre bom variar o tipo de refeição, especialmente nos dias frios. Monotonia alimentar é um hábito que todos nutricionistas incentivam que se abra mão. Portanto, se puder ser uma versão quente, mude!

4) INCLUA LEGUMES COZIDOS NAS REFEIÇÕES

Inclua mais vegetais refogados ou cozidos na sua alimentação. No frio, geralmente, uma salada fria não é a primeira escolha de muitas pessoas. Por isto, opções veganas quentes que podem enriquecer a cor e qualidade nutricional do seu almoço e/ou jantar. Sempre que possível, tente optar por opções orgânicas, especialmente de feiras próximas a você.

5) USE BEBIDAS QUENTES COMO ACOMPANHAMENTO NOS LANCHES

Cafés, chás e outras bebidas quentes são excelentes opções para acompanhar lanches intermediários. Sempre que possível, use opções saudáveis para deixar seu lanche mais saboroso e até mesmo ganhar um “plus” de desempenho físico. Café em doses habituais pode ser um excelente estimulante para aumentar o desempenho do seu treino. Só cuide para não exagerar na dose de uma só vez!

Dica bônus PARA FAZER ESPORTES NO INVERNO:

Evite esquentar preparações com suplementos de proteínas: o aquecimento excessivo presente em preparações “fit” contendo suplementos de whey protein acaba desnaturando proteínas da receita. Isso significa que você não perderá o conteúdo total de proteínas, mas o calor irá modificar os efeitos biológicos delas. Por isso, busque consumir as preparações frias ou em temperatura ambiente.