Abertura do 32º SET Universitário da Famecos convida a sentir o tempo

Jornalistas Alice Bastos Neves e Kelly Matos, formadas na Escola, serão as apresentadoras *

11/09/2019 - 08h47

arte_set_universitario,famecosUm painel em formato inédito, no dia 16 de setembro, às 20h, dará início às atividades do 32º SET Universitário, promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Realizado no Centro de Eventos (Prédio 41 – Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre), com o tema Tempo de sentir o tempo, a abertura será conduzida pelas alumni PUCRS Alice Bastos Neves e Kelly Matos, ambas jornalistas graduadas na Famecos. Elas serão responsáveis por entrevistar os convidados Ulisses Carrilho, curador da Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro; Túlio Custódio, doutorando em sociologia na USP e curador de conhecimento na Inesplorato; e Sarah Brito, estrategista cultural da Torus. A atividade é gratuita e aberta ao público. O restante da programação do SET é voltada aos mais de 3.500 alunos inscritos.

Sarah Brito é estrategista cultural da Torus, empresa que pensa em perspectivas de futuro para as organizações. Ela virá para a abertura do SET Universitário comentar sobre o Afrofuturo, projeto desenvolvido pela Torus que procura levar o que chama de pluriversalidade para instituições e empresas.

Grande personagem famequiano, o encantador Leonam volta à sala de aula

“A Torus é um organismo multidisciplinar. Por abordar um entendimento de futuro e a própria comunicação de uma forma transdisciplinar, o Afrofuturo vem com esse recorte da diversidade e da representatividade”, afirma Brito. Ela pretende comentar tanto sobre o projeto, quanto promover um debate amplo devido suas experiências como estrategista cultural, profissão que pesquisa outras economias e futuros.

Já Custódio, doutorando em Sociologia na Universidade de São Paulo, atua como curador de conhecimento na Inesplorato, empresa que trabalha diretamente com pessoas físicas e com estudos temáticos para empresas. Na abertura do SET Universitário ele irá comentar como o trabalho de curadoria de conhecimento, profissão que mescla o saber acadêmico e a prática do mercado, se relaciona fundamentalmente com a questão do tempo.

“Não só o tempo do mercado e da sociedade, mas de como houve uma alteração na ideia e na noção de tempo das pessoas e como elas consomem informações”, conta Custódio. Ele pretende abordar a forma como as pessoas entendem conhecimento no seu dia a dia, conectando com o tempo do trabalho de curador de conhecimento.

32º SET Universitário será marcado pela grande variedade de oficinas

O SET Universitário é uma celebração do melhor da área de comunicação no país, tanto no que se refere às palestras quanto às oficinas, assim como aos trabalhos apresentados. Esse é um espaço importante para marcar a necessidade de que a academia continue dando espaço para os profissionais. Além disso, eventos como esse trazem conexões com diferentes visões de futuro, contribuindo para o crescimento profissional dos jovens. Com o tema É tempo de sentir o tempo, o SET pretende incentivar as pessoas a dar importância para o presente.

Abertura do 32º SET Universitário
16 de setembro, às 20h
Centro de Eventos da PUCRS – Prédio 41
Aberto ao público e gratuito

(*) Com conteúdo de Thais Macedo, Gabriel Salazar e Amanda Gorziza.