A audácia que nos move em direção ao novo

Valor marista envolve empreendedorismo, inovação e ousadia

04/06/2019 - 09h55

Arte com o tema Audácia, um dos valores maristasNessa semana, de 3 a 7 de junho, dedicada a São Marcelino Champagnat, duas ações integram a programação em homenagem ao legado do criador do Instituto Marista, há 200 anos. A primeira, com o tema Sinal de Luz, convida a todos alunos, professores e técnicos administrativos a responderem à pergunta Quem é luz na sua vida?, por meio deste link. Todas as homenagens serão disponibilizadas, a partir de 6 de junho, no site diadechampagnat.com.br. A outra ação, é uma série de matérias especiais abordando os valores maristas e como eles estão presentes no cotidiano da PUCRS, do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), do Hospital São Lucas e do Instituto do Cérebro do RS.

Nesta terça-feira, 4, a Audácia é segundo valor abordado. Na definição marista, ser audacioso é ser empreendedor, agir com coragem e responsabilidade, estar atento ao contexto em que se vive, e tomar decisões com ousadia. Além disso, ser audacioso é explorar as possibilidades que a realidade apresenta, com inovação, contribuindo na promoção da vida.

Aliança para Inovação

Um dos movimentos mais audaciosos da Universidade nos últimos tempos é a participação na Aliança para Inovação, uma articulação entre PUCRS, UFRGS e Unisinos que visa fortalecer ações de alto impacto, com o propósito de auxiliar o avanço do ecossistema de inovação e o desenvolvimento de Porto Alegre. O foco é transformar a cidade em uma referência na área de inovação e empreendedorismo no País, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais, a favor do desenvolvimento social e econômico.

Geração de startups

Também caminhando neste sentido está a intenção estratégica do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) de gerar mil startups em 10 anos. O Fast Famecos é um dos exemplos disso. O programa estimula os estudantes a gerarem soluções para a sociedade dentro da própria Universidade. Uma parceria entre a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos  e o Tecnopuc, o Fast estimula o desenvolvimento de novas empresas. O Programa está na sua primeira edição e já recebeu a inscrição de 13 projetos, desde o início deste semestre.

Ideação

Outro ambiente que carrega uma atitude audaciosa é o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear). O laboratório busca desenvolver nos alunos e na comunidade em geral a atitude empreendedora, motivando as pessoas a se tornarem agentes de mudança e impacto social. Uma das ações do Idear é o Ideação, Encontro de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, que reúne interessados nessa temática. A última edição do evento ocorreu em maio, com oficinas e experiências abertas ao público em geral e gratuitas. Também neste mês, o Idear conquistou o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

InsCer

Como falar sobre audácia e não citar saúde e tecnologia de ponta? O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) tem como um dos seus principais objetivos unir os dois em benefício do paciente. Conduzido por um time de neurocientistas renomados mundialmente, conta com a participação dos pesquisadores e professores da PUCRS, a fim de estabelecer um elo constante entre pesquisa e assistência médica.

Uma das pesquisas desenvolvidas pelo InsCer mostrou alteração no desenvolvimento de crianças expostas à violência. O estudo, feito com cerca de 70 estudantes de 10 a 12 anos de escolas públicas de Porto Alegre, avaliou o impacto da criminalidade no aprendizado e no funcionamento do cérebro. Foram escolhidos bairros com altos índices de violência. O trabalho, que faz parte do projeto VIVA – Vida e Violência na Adolescência, foi publicado na revista científica internacional Developmental Science.

O espaço do InsCer será triplicado, e passará a atender 2.500 pacientes por mês (hoje, o número é de 1.250). O investimento de R$ 66 milhões ampliará o espaço de 2,5 mil metros quadrados para 9,3 mil metros quadros, distribuídos em 7 andares. A inauguração está prevista para 2020.

Todas essas iniciativas têm em comum a atitude audaciosa, que explora as possibilidades apresentadas pelo contexto da cidade e não existe sem um espírito empreendedor. A próxima matéria da série aborda o Espírito de Família, valor que proporciona um ambiente de aconchego e proximidade. Esse valor acolhe a pluralidade e a diversidade, aceitando diferentes e complementares, colocando os interesses comuns acima dos pessoais.

Valores Maristas

Acompanhe o cronograma das publicações e leia todas as matérias neste link.

SEGUNDA-FEIRA – 3 DE JUNHO
Amor ao Trabalho

TERÇA-FEIRA – 4 DE JUNHO
Audácia
Espírito de Família

QUARTA-FEIRA – 5 DE JUNHO
Espiritualidade

QUINTA-FEIRA – 6 DE JUNHO (Dia de São Marcelino Champagnat)
Presença

SEXTA-FEIRA – 7 DE JUNHO
Simplicidade ​
Solidariedade

Sinal de Luz

A proposta da ação motivada pela pergunta Quem é luz na sua vida? é estimular que a comunidade acadêmica homenageie as pessoas que são importantes na sua trajetória e que, assim como Champagnat, são sinais de luz. A questão pode ser respondida aqui.