9 séries que se conectam com as trilhas do Pré-Grad

Evento recebe alunos do Ensino Médio para atividade de imersão na vida universitária

13/07/2022 - 10h05

pré-gradEntre os dias 25 e 29 de julho, durante o período de férias escolares, acontece o Pré-Grad, evento da PUCRS para alunos do Ensino Médio. A atividade proporciona aos estudantes uma espiadinha no futuro universitário, por meio de cursos de curta duração que promovem uma experiência imersiva em diversas trilhas de conhecimento.  

Quer participar, mas ainda não decidiu qual trilha fazer? Seu seriado favorito pode te ajudar a decidir! Conheça nove séries com temas que estão nas trilhas: 

Gosta de C.S.I.? 

Um grupo de investigadores forenses que em um laboratório criminal em Las Vegas e se depara com casos macabros para solucionar: essa é a premissa de C.S.I.: Investigação Criminal. A série, que estreou em 2000, atualmente possui 16 temporadas e três spin-offs: C.S.I.: Miami, C.S.I.: New York e C.S.I.: Cyber. 

Para quem curte o meio da investigação criminal, tem a trilha Universidade Forense – C.S.I. PUCRS é uma superoportunidade. Aqui, o/a estudante pode participar de uma investigação criminal, representado por um assassinato ocorrido na universidade. O público será dividido em duas equipes: os forenses, que devem recolher material biológico da cena do crime para analisar em laboratório; e os legistas, que precisam analisar o cadáver para fazer considerações. Além disso, os estudantes aprendem sobre aspectos éticos relacionados ao exercício da profissão. 

É fã de Grey’s Anatomy? 

greys anatomyA série médica mais famosa do mundo se passa no hospital Grace Mercy West, em Seattle, e acompanha um grupo de jovens médicos iniciando suas carreiras no local como residentes. A trama é centrada em Meredith Grey, filha de um famoso cirurgião, e aborda suas relações com seus colegas, além das alegrias e agruras da profissão.  

Se você já maratonou as temporadas da série, lançadas até o momento, a trilha Desvendando o Corpo Humano é para você. Aqui os/as estudantes irão se aprofundar nos conhecimentos que compõem a Escola de Ciências da Saúde e da Vida e desvendar o corpo humano, principalmente em relação às áreas de saúde, reabilitação e performance. Recheada de atividades práticas, essa trilha interliga os cursos de Farmácia, Biomedicina, Gastronomia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Fisioterapia e Ciências Biológicas. 

Ama House? 

Gregory House, médico de um renomado hospital universitário em Nova Jersey e especialista em doenças infecciosas, age quase como um Sherlock Holmes da medicina: investiga casos misteriosos de saúde com a ajuda de um grupo de jovens profissionais da área. Sarcasmo, mau-humor, narcisimo e tendências antissociais compõem o caráter do Dr. House. 

A trilha Noções Básicas em Medicina é uma boa pedida para quem ama a série e a profissão. Além de noções de conhecimentos básicos importantes para todas as pessoas, como primeiros-socorros, você terá vivências imersivas em algumas das especialidades da Escola de Medicina, como Pediatria, Neurologia e Cirurgia. 

Curte How to Get Away With Murder? 

how to get way with murderA trama da série gira em torno de Annalise Keating, professora do curso de Direito de uma conceituada universidade na Filadélfia e advogada de defesa criminal. Ela seleciona cinco de seus alunos para trabalhar com ela em investigações de casos. Porém, quando eles acabam se envolvendo em um assassinato, suas vidas viram de cabeça para baixo.  

A série acabou em 2020, mas quem está com saudade pode continuar se aprofundando nas temáticas exploradas na produção com a trilha Crimes Contra a Vida: da Investigação ao Julgamento. Quem se inscrever nesta trilha vai ter a oportunidade de conhecer de perto a atuação na área criminal: investigação e perícia, identificação de suspeitos, acusação de réus, condução de julgamentos e muito mais. 

Assiste a Billions? 

Tendo como pano de fundo o mundo corporativo das altas finanças da cidade de Nova York, a série é protagonizada pelo Procurador de Justiça Chuck Rhodes, que inicia uma investigação contra Bobby Axelrod, um implacável e ambicioso bilionário de fundos de investimento que não aceita perder.  

Para você que gosta de se inteirar sobre o mundo dos investimentos, a trilha Guia Básico do Investidor é o caminho. Esta trilha vai te ensinar sobre a importância da educação financeira, por meio de workshops, dinâmicas em grupo, uma visita ao Tecnopuc, um tour pelo Estúdio de Finanças da Escola de Negócios e muitas outras experiências. 

Maratonou Westworld?   

westworldO parque de diversões futurista Westworld, que dá nome à série, é um lugar que simula o Velho Oeste e é povoado por androides apelidados de “anfitriões’. Nele, os visitantes têm a chance de viver suas fantasias mais loucas através de uma consciência artificial, não importando o quão selvagens ou ilícitas elas sejam. No entanto, quando os “anfitriões”, a princípio incumbidos da função de servir os visitantes do parque, começam a alcançar consciência própria, as coisas mudam. 

A dica para quem é fã da série é a trilha Robótica e Projetos Digitais. Nela, você poderá aprender mais sobre inteligência artificial e experimentar na prática o fluxo de um projeto de sistema de automação baseado na leitura de sensores e dispositivos eletrônicos. Alguns dos conteúdos da trilha incluem arquitetura básica, protocolos de comunicação digital e desenvolvimento de projeto. 

Gostou da série Curta Essa? 

Comandada pelo ator Zac Efron com o especialista em bem-estar Darin Olien, a série documental passa por diferentes lugares do mundo, como França, Porto Rico, Islândia, Sardenha e Londres, mostrando iniciativas de vida sustentável com potencial para melhorar o mundo. Além de explorar e aprender mais sobre essas iniciativas, Zac e Darin aproveitam para conhecer mais sobre a culinária e cultura de cada um dos locais.  

Para quem de fato curtiu essa, a trilha Cidades Mais Sustentáveis é perfeita. Aqui, você terá a oportunidade de experimentar práticas em nossos laboratórios, além de visitar as infraestruturas do Campus e aprender mais sobre temas como fontes de energias renováveis, mobilidade, planejamento e paisagismo urbano e cidades inteligentes. 

Adora Mr. Robot? 

mr-robotA trama segue Elliot Alderson, um jovem programador com fobia social que vive uma vida dupla: durante o dia, ele trabalha como engenheiro de segurança virtual; à noite, ele age como um hacker vigilante. Quando o líder de um famoso grupo de hackers chamado Fsociety recruta Elliot para destruir justamente a empresa em que ele trabalha como segurança, ele se vê em um grande dilema. 

Maratonou a série e se interessa por programação? A dica para você é a trilha Informática: programando e resolvendo. Nesta trilha, você vive a experiência de programar e resolver problemas usando o computador e vivencia na prática o conhecimento sobre programação e pensamento computacional, além de aprender sobre ferramentas utilizadas na programação, como o Python. 

Devorou Emily em Paris? 

Sucesso da Netflix que estreou na plataforma em 2020, a série acompanha a jovem Emily Cooper, uma executiva de marketing de Chicago que se muda para Paris para trabalhar em uma empresa francesa de marketing de moda. Lá, ela tem a missão de apresentar estratégias americanas de gerenciamento de mídias sociais, para desgosto de seus colegas de trabalho. Além da vida profissional, a série acompanha a adaptação de Emily na cidade-luz, novas amizades e peripécias amorosas.  

Emily in ParisAdorou acompanhar a jornada profissional e o jeito criativo da Emily? Temos duas trilhas para te indicar. A primeira, Desenvolvendo seu Potencial Criativo, é para você que quer explorar sua criatividade, inventividade e potencial de inovação: além de conhecer mais sobre as possibilidades da Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS, vai poder vivenciar de forma prática as áreas de jogos digitais, produção musical e muito mais.  

A segunda trilha, Escola do Futuro e Escrita Criativa, também te motiva a explorar seu potencial criativo, porém aqui você vai aprender a usar a criatividade nas artes e outras formas de expressão, como a escrita. Oficinas sobre Design Thinking, dicas de escrita criativa e a jornada do herói estão entre os conteúdos desta trilha. 

Leia também: Pré-Grad recebe estudantes do Ensino Médio para experiência universitária 

QUERO ME INSCREVER NO PRÉ-GRAD


Leia Mais Veja todas