Voluntários do projeto Rondon são recebidos pela Reitoria

Integrantes da equipe Rondon 2018 participaram de missão no Mato Grosso do Sul, no mês de julho

13/09/2018 - 15h43
projeto rondon, reitoria, reitor, evilázio teixeira

Foto: Bruno Todeschini

Alunos e professores da PUCRS que integraram a Operação Pantanal do Projeto Rondon foram recebidos na Reitoria da Universidade no dia 13 de setembro, para a entrega dos certificados de participação. O programa é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, em parceria com Instituições de Ensino Superior e prioriza a execução de ações voluntárias que tragam benefícios permanentes para as comunidades, visando à melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública.

Entre 6 e 22 de julho, os rondonistas estiveram na cidade de Corguinho, em Mato Grosso do Sul. Coordenados pelos professores Denis Dockhorn, da Escola de Ciências da Saúde, e Rosane Zimmer, da Escola de Humanidades, os estudantes realizaram ações culturais, educacionais e administrativas em escolas municipais e estaduais. O foco das atividades foi determinado pelas solicitações dos professores locais.

Oportunidade para quebra de rotina

Segundo Dockhorn, a ideia do Rondon é gerar uma quebra de rotina, para que, por meio de novas vivências, possam ser encontradas soluções para problemas antigos. “Nos pediram alternativas para estimular o aluno fora do ambiente escolar. Algo que mexesse com eles, possibilitasse novas perspectivas de vida”, completa. O coordenador considerou a viagem uma fonte de aprendizado, onde pode praticar os conceitos de trabalho em equipe e apoio mútuo. Para a professora Rosane, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela PUCRS foi marcante. “Todos identificam a Universidade como uma referência, um modelo a se seguir dentro do projeto”, reflete.

Durante 20 dias, a equipe teve a oportunidade de conhecer e interagir com diferentes grupos da comunidade. As atividades desenvolvidas abraçaram mestres, idosos, funcionários e jovens. Em uma ação destinada a valorizar o trabalho das merendeiras dos colégios, foi organizado o livreto “Sabores de Corguinho”, contendo receitas e segredos culinários da cidade. Para apresentar as realidades do dia-a-dia acadêmico aos alunos de ensino médio, os rondonistas montaram uma “Feira das Profissões”. “Cada um levou seu material de estudos da PUCRS e conversou com os jovens sobre sua escolha profissional e perspectivas do ramo”, conta o professor. O público feminino ainda presenciou a Tarde da Mulher, evento que abordou temas relacionados ao feminismo.

Alunos relatam suas experiências

projeto rondon, reitoria, reitor, evilázio teixeira

Foto: Bruno Todeschini

Oito alunos da Universidade fizeram parte da Operação Pantanal. Em conversa com o reitor Ir. Evilázio Teixeira, narraram suas vivências e aprendizados em Corguinho. Nathan Lando, estudante de Ciências Aeronáuticas, classificou a viagem como um divisor de águas. Depois das oficinas, passou a repensar atitudes cotidianas. “Percebi que a carência era minha, não deles”, confessa. A universitária de medicina Fernanda Greinert acredita ter se tornado mais empática. “Voltei muito mais humana, consigo enxergar o próximo muito melhor”.

Faltaram adjetivos ao grupo para descrever a totalidade do sentimento de ser um rondonista. “As pessoas perguntam como foi, e não temos como explicar. Não conseguimos. Só mesmo vivendo para compreender”, completa a bióloga Mônica Matos.

Sobre o Rondon

O projeto Rondon busca desenvolver no estudante o sentimento de responsabilidade social, espírito crítico e patriotismo, por meio do intercâmbio de conhecimentos entre instituições de ensino, governos e lideranças locais. Os editais são abertos duas vezes ao ano, em março e em setembro. Universidades e alunos interessados em se inscrever podem obter mais informações pelo site.

Confira fotos feitas pelos alunos durante a Operação Pantanal: