5 dicas: torne o seu currículo atrativo

Consultora do PUCRS Carreiras indica como utilizar o LinkedIn da melhor maneira na busca por oportunidades no mercado de trabalho

27/02/2020 - 09h14
PUCRS Carreiras, mercado de trabalho, linkedin, currículo

Foto Marvin Meyer / Unsplash.com

O início de ano é um ótimo período para novas oportunidades e ideal para investir na carreira e na busca de novos desafios. Para isso, é preciso ter o currículo sempre atualizado, afinal, na maioria das vezes, será o primeiro contato com a empresa e com o recrutador. Essa é uma forma deles conhecerem um pouco sobre o seu perfil, a sua trajetória e as suas habilidades.

Além do currículo, o Linkedin é um espaço importante para os candidatos que buscam novas oportunidades e mesmo para os profissionais que já estão inseridos no mercado, dando visibilidade ao seu perfil. O propósito dessa rede social é conectar pessoas e empresas, possibilitando compartilhar experiências e conhecimento. O Brasil é o quarto país que mais contrata através desta rede social, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia.

Para te ajudar a tornar o seu currículo e o Linkedin atrativos ao mercado de trabalho, a Consultora do PUCRS Carreiras, Tatiane Froelich, preparou algumas dicas:

1. Seja objetivo: o currículo deve compilar as principais informações relacionadas às suas competências, formação acadêmica, experiências profissionais e resultados atingidos. Pense nas experiências mais aderentes à vaga que estarás se candidatando. Busque limitar o seu currículo a duas páginas.

2. Layout: opte por layout de currículo padrão/clean, sem muitas diferenças em tamanho e forma de letra. Coloque foto, apenas quando solicitado.

3. Descrição de formação acadêmica e experiências profissionais: Descreva as informações em ordem cronológica decrescente (do mais atual para o mais antigo). Na formação acadêmica, considere apenas formações reconhecidas pelo Ministério da Educação (graduação, curso técnico, pós, mestrado, entre outros). Demais cursos (workshops, atualizações, idiomas e afins) coloque no item informações adicionais ou formação complementar.

4. Diferenciais do seu currículo: Se você estiver no início da sua trajetória profissional aproveite o espaço do currículo para citar prêmios, trabalho voluntário, reconhecimentos recebidos no trabalho ou durante a faculdade. Se você é um profissional com maior experiência de mercado descreva as atividades realizadas na experiência atual e/ou anteriores, em forma de tópicos e iniciando com verbo de ação. IMPORTANTE: busque sempre destacar os resultados atingidos nas experiências anteriores.

5. Linkedin: Com o currículo atualizado é hora de passar as informações para os respectivos campos nesta rede social. Escolha uma foto com fundo neutro para o seu perfil. E para ter maior efetividade com o Linkedin: conecte-se a profissionais de sua área, além de pessoas conhecidas como colegas, professores; compartilhe conhecimentos relacionados a sua área de atuação; e no campo abaixo do seu nome, utilize palavras chaves, sinônimos relacionados a sua área de atuação.

Sobre a consultora

Tatiane Froelich é psicóloga, mestra em Psicologia, com ênfase em carreira e Especialista em Gestão de Pessoas. Atua no PUCRS Carreiras na área de consultoria de carreira, coaching, palestras e treinamento e desenvolvimento. Em seu trabalho, busca promover a conexão entre essência, propósito e resultados.

Sobre o PUCRS Carreiras

Na Universidade, o PUCRS Carreiras é um espaço que promove consultorias e capacitações de forma constante, buscando estimular que alunos e alumni PUCRS desenvolvam as competências técnicas e emocionais requeridas pelo mercado de trabalho.

O PUCRS Carreiras também realiza palestras e workshops com o objetivo de proporcionar dicas e orientações práticas sobre diferentes temáticas, auxiliando na construção da identidade profissional e no desenvolvimento da empregabilidade.

Quer saber mais como se posicionar no mercado de trabalho? Confere o site do PUCRS Carreiras!